Questões de Concurso Público DPE-PR 2012 para Psicólogo
Foram encontradas 25 questões
Considere a afirmações abaixo sobre a teoria Psicanalítica.
I. Os sonhos são usados na Psicanálise para recuperar material inconsciente. Os sonhos são considerados como uma forma de satisfazer desejos não-realizados.
II. Catexia é o processo pelo qual a energia libidinal disponível na psique é afixado ou investido em uma pessoa, ideia ou coisa.
III. Nossa estrutura de personalidade é composta pelo Id (isso), ego (eu) e Superego (acima do eu).
IV. Ego é o núcleo biológico original a partir do qual emerge o resto da personalidade. Embora primitivo e desorganizado, o ego contém o reservatório de energia para todas as partes da personalidade.
Está correto o que se afirma APENAS em:
I. O desenvolvimento da criança é multidimensional. As dimensões são: físico- motora; cognitiva; emocional e social.
II. O desenvolvimento da criança é integral, as várias relações estão inter-relacionadas.
III. O desenvolvimento ocorre em interação. Processa-se quando a criança interage com as pessoas e com o ambiente. Portanto o desenvolvimento independe de estimulação dada a criança.
,
IV. O desenvolvimento se processa de forma contínua, se inicia no período pré-natal desde a concepção e continua por toda a vida.
Está(ão) correta(s) APENAS:
I. Predisposição genética – O pesquisador Hare sustenta que a prevalência de psicopatas na população carcerária seria de 15 a 20%, enquanto que na população em geral é em torno de 01%. Entretanto Fernandes e Fernandes (1995) assinalam que “ parece irrecusável que existe uma contribuição genética para quase toda forma de comportamento, mas não é absolutamente verdadeiro que o comportamento específico dos seres humanos seja determinado apenas geneticamente.
II. O lar: condicionamentos e modelos – a dinâmica familiar apresenta influência no modo como o indivíduo irá se relacionar com o meio, inclusive em questões envolvendo atos ilícitos. No lar instalam-se as bases de crenças, valores e fundamentos de cada indivíduo, que se refletirão, mais tarde em condicionamentos positivos ou negativos em seus relacionamentos interpessoais.
III. A adolescência – alguns fatores contribuem para tornar o adolescente mais vulnerável à prática da delinquência, em comparação com o que acontece em outros momentos da vida. Três fatores atenuam essa vulnerabilidade aumentam a resiliência: 1) Vulnerabilidade do adolescente às mensagens que induzem à violência e à transgressão; 2) Complacência parental e 3) Percepção de falta de espaço no mundo adulto.
IV. Os microfatores externos. Se de um lado existe o indivíduo propenso à prática de delitos, por inúmeras razões, de outro, evidenciam-se indiscutíveis estímulos à delinquência: falta de limites durante a infância e também a expectativa de impunidade.
Está correto o que se afirma APENAS em:
I. Identificação com a Vítima – quando a vítima apresenta fragilidade, grande sofrimento, graves dificuldades econômicas, deficiência orgânica ou psíquica ou com muitos filhos. Antipatia com a outra parte – a situação da outra parte desperta ideias preconceituosas.
II. Valor Moral – compreende-se a defesa de ideias internalizadas, que a situação da vítima demonstra terem sido transgredidos. Inclui “restaurar a verdade”, “defender o que é justo”, ou “defender os oprimidos”.
III. Falsas crenças – pode ocorrer por semelhanças de qualquer ordem (mesma formação, opção política, etnia, opção sexual) que podem incluir o fato de ter vivenciado situação similar ( a vítima foi agredida pelo marido, a entrevistadora ou a jurada também).
Está(ão) correta(s) APENAS:
I. No enfoque multimodal encontram-se modalidades diretas (observação por outros em situação natural e estruturadas; auto-observação e auto registros) e modalidade indireta (entrevistas, inventários).
II. No Brasil dispomos de 12 instrumentos para avaliação de habilidade sociais (sendo 03 disponíveis comercialmente). A população alvo pode variar: pré-escolares, crianças, adolescentes, adultos jovens e casais; sendo sua maior frequência procedimentos de auto avaliação.
III. A escala MESSY – Escala Matson de Habilidades Sociais para Adolescentes, produzida nos Estados Unidos ( Matson, Rotatori & Helsen, 1983) foi estudada no Brasil e validada por Teodoro, Kapppler, Rodrigues, Freitas e Haase que Não encontraram inidicadores satisfatórios de propriedades psicométricas no Instrument Na perspectiva da Análise do comportamento aplicada às habilidades sociais, os procedimentos de análise funcional são os mais indicados.
Em relação ao abuso emocional, analise as afirmativas a seguir:
I. Desprezo – é uma combinação de rejeição e hostilidade. Inclui chamar as crianças por apelidos indesejados, tratar a criança como inferior ou humilhá-la publicamente.
II. Negação Emocional – Ignorar a necessidade da criança de contato emocional, que envolve abraçar, beijar e conversar.
III. Exploração – Ensinar e encorajar a criança a ter um comportamento criminoso, manter a criança em casa obrigando a ser serviçal ou até incentivar a participar de produção pornográfica.
IV. Aterrorizar - isolar a criança do convívio com outras pessoas. Trancá-la num cômodo da casa ou privar a criança de qualquer interação.
Em relação à compreensão teórica do comportamento agressivo, analise as afirmativas a seguir:
I. Winnicott sugere que a agressão pode ser percebida como reação a frustração. Na impossibilidade de ver realizado seu desejo, o psiquismo reage e desloca a energia para a agressividade.
II. Já sob a perspectiva Gestáltica, a agressividade pode resultar da percepção inadequada dos comportamentos emitidos; o indivíduo não discrimina os detalhes que diferenciam um comportamento agressivo de outro socialmente adaptado.
III. As visões teóricas da psicologia se contradizem, ampliam e reforçam a possibilidade da construção de um sólido corpo teórico para compreender o fenômeno do comportamento agressivo.
IV. Na abordagem do Behaviorismo radical, o contra- condicionamento funciona e pode ser encontrado em esportes radicais, por dos quais o indivíduo encontre a mesma gratificação sem conflitar com a sociedade.
Está(ão) correta(s) APENAS:
I. Os métodos informais são compostos por três modalidades: ”nada fazer”; expropriação e aconselhamento.
II. O principal método tradicional para lidar com os diferentes tipos de conflito é o julgamento. É um método tipicamente adversarial, uma parte perde e a outra ganha, às vezes, ambas perdem.
III. Os quatro métodos extrajudiciais mais utilizados na solução de conflitos são a arbitragem, a negociação e a mediação.
IV. Na conciliação o foco está em buscar ou identificar as razões ocultas que levaram ao conflito e outras questões pessoais dos envolvidos.
Está(ão) CORRETA(S):
I. A criança tratada com amor e respeito tende a internalizar esses sentimentos e sentir que é uma pessoa capaz de ser amada e respeitada. Ela cresce acreditando que é merecedora de amor e possui um espaço no mundo.
II. O autoconceito é nossa imagem de nós mesmos. É o que acreditamos em relação a quem somos – o quadro integral de nossos traços e capacidades, é um sistema de representação descritiva e avaliativa em torno do eu.
III. O autoconceito não é inato, mas é na infância que ele se estrutura/desenvolve, graças a influência de pessoas significativas do ambiente familiar, escolar e social.
IV. Autoestima é a avaliação que o indivíduo faz de si mesmo e que tende a se manter; expressa uma atitude de aprovação ou repulsa e até que ponto o sujeito se sente capaz, significativo, bem- sucedido e valioso. A autoestima é o juízo pessoal do valor que está expresso nas atitudes que um indivíduo tem para consigo mesmo.
Está correto o que se afirma APENAS em:
I. Skinner considera a personalidade, da forma como o termo é normalmente utilizado, como uma ficção explanatória. Mente e corpo não são separados.
II. A palavra self é considerada por Skinner com uma ficção explanatória. Quando não conseguimos mostrar o que é responsável pelo comportamento de um homem, dizemos que ele próprio é responsável por isso. Portanto o EU é o iniciador da conduta.
III. Em vez de tratar as emoções como vagos estados interiores, Skinner sugere que seja utilizada uma abordagem descritiva. Os indivíduos devem aprender a observar comportamentos associados
IV. Skinner passou o verão de 1928 na Europa, suas aventuras incluíam voar de avião com a cabina aberta no meio da chuva, passar uma noite ordinária com uma prostituta e fazer os costumeiros passeios com os seus pais.
Está(ão) correta(s) APENAS:
I. Pais permissivos, Pais autoritários, Pais democráticos e Pais Negligentes.
II. Monitoria Positiva, Punição física, Humor Instável e Monitoria Negativa.
III. Apego seguro e Apego inseguro.
IV. Modelo Moral Positivo e Modelo Moral Negativo.
Está(ão) correta(s) APENAS:
I. A construção da identidade profissional tem, nos conceitos de identidade, papel e relação, o suporte para a estruturação do papel profissional, num processo similar ao do desenvolvimento humano.
II. Nos elementos de configuração do papel do psicólogo jurídico, o termo jurídico refere-se a uma qualidade desta identidade – indica uma relação com o campo do Direito.
III. Ao propor um esquema da rede de sustentação da identidade profissional, as autoras propõem: Núcleo Identitário, referências representacionais, e sentimento de identidade profissional. As referências representacionais abordam o processo de trabalho: objeto, processo e produto.
IV. Cabe ao psicólogo visualizar, além dos fenômenos e processos psicológicos, o processo humano e subjetivo que se desenrola na vida dos indivíduos envolvidos, dinâmicas relacionais implicadas num conflito devem ser consideradas no momento das indicações e intervenções realizadas.
Está(ão) correta(s) APENAS:
I. Assertividade.
II. Inibição pela ansiedade.
III. Falhas no processamento cognitivo de estímulos sociais do ambiente.
IV. Déficits de habilidades no repertório do indivíduo.
Está(ão) CORRETA(S):
Em relação a elaboração de informes, laudos e pareceres, é CORRETO afirmar:
I. Na área Jurídica os documentos elaborados pelo psicólogo são considerados como provas processuais, isto é, elementos que corroboram para a elucidação de controvérsias e para decisões judiciais.
II. A elaboração de informes ou informações circunstanciadas sobre a demanda atendida costuma ser a primeira comunicação do psicólogo em processos verificatórios, quando o profissional realiza uma primeira abordagem do caso e propõe um estudo psicológico de caso.
III. Na situação judiciária, a adequação dos instrumentos está relacionada à natureza do processo judicial (verificatório, contencioso), da natureza e gravidade das questões tratadas no processo (criança e adolescente em situação de risco), do tempo institucional e da livre escolha do profissional.
IV. Os relatórios psicológicos, embora destinados a assessorar o magistrado para decisões judiciais, não podem ser acessados pelo sujeito da avaliação. Por exemplo, um jovem adotivo que deseja conhecer suas origens e pede o desarquivamento do processo judicial.
Está(ão) correta(s) APENAS:
I. Associar simulação com doença mental.
II. Acreditar que a simulação não corre com frequência.
III. Acreditar que determinadas condições clínicas, como amnésia e alucinação, podem ser facilmente simuladas e dificilmente provadas quanto à falta de veracidade.
IV. Outros fatores dizem respeito à falta de preparo técnico do observador.
Está(ão) correta(s) APENAS:
I. Apresentação do mediador e das regras da mediação.
II. Exposição dos problemas pelos clientes mediados.
III. Procurar por padrões objetivos dependendo da vontade de cada um dos lados
IV. Geração de ideias para resolver os problemas e os acordos parciais, para chegar a um acordo final.
Está(ão) correta(s) APENAS:
I. O poder, que se exerce a partir das relações que são desiguais, nunca é exterior ao sujeito.
II. O poder gera uma força oposta, ao determinar a conduta do dominado, uma inevitável força contrária, uma resistência.
III. O discurso do poder se reforça pela repetição, tornando-o tanto mais forte quanto menos puder ser questionado.
IV. O poder é relacional, podendo ser co-construído, mas nem sempre é reconhecido pela outra parte.
Está(ão) correta(s) APENAS: