O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A gente tem tudo o que você precisa. Planos a partir de R$22/mês. Aproveite! 🚀

Questões de Concurso Público Prefeitura de Ermo - SC 2021 para Professor de História

Foi encontrada 1 questão

Q1735717 Pedagogia
Para Paulo Freire (1982), a sociedade dividida em classes, tal como é hoje, restringe os privilégios a poucos e impede que os bens produzidos sejam utilizados pela maioria; o autor acredita que entre esses bens está a Educação. Freire faz referência a dois tipos de Pedagogia: pedagogia dos dominantes – Educação como prática de dominação – e pedagogia do oprimido – Educação como prática de liberdade (segundo o autor, é a que precisa ser realizada). O fundamento da pedagogia dos dominantes é Educação Bancária, com sua prática narradora, sem diálogo, para a transmissão e avaliação de conhecimentos numa relação vertical – o saber é fornecido de cima para baixo – e autoritária, pois manda aquele que sabe. O método da concepção bancária é a opressão, o antidiálogo.
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) A Educação Bancária caracteriza-se pela prática domesticadora, na qual o saber do professor é depositado no aluno.
( ) Não há comunicação entre professor e aluno: o educador faz comunicados e depósitos, os quais são recebidos pacientemente pelos educandos, que passam a memorizá-los e repeti-los.
( ) Nessa distorção da visão de Educação não há saber.
( ) A narração é a técnica usada pelo educador para depositar conteúdo nos educandos e conduzi-los à memorização mecânica.
( ) Os conteúdos narrados são retalhos da realidade, desconectados da totalidade em que se formam, sendo petrificados e sem significado. Tornam-se pura verbosidade alienada e alienante.
Assinale a sequência CORRETA:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: D