Questões de Concurso Público Prefeitura de Sombrio - SC 2018 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 5 questões

Q1743643 Fisioterapia
A marcha humana normal ou patológica tem sido aplicada no diagnóstico de alterações neuromusculares e musculoesqueléticas e como forma de avaliação pré e pós-tratamento cirúrgico, medicamentoso e fisioterapêutico. Em relação à postura e marchas, classifique como Verdadeiro (V) ou Falso (F) os itens abaixo: ( ) Marcha ceifante é o padrão espástico de marcha que é caracterizado por uma incapacidade em aumentar a velocidade de locomoção ou adaptar-se às irregularidades nas condições do solo, além das dificuldades em elevar o pé durante a fase de oscilação da marcha. ( ) Ataxia Vestibular é resultante de lesões que afetam o cerebelo ou suas conexões aferentes ou eferentes. As lesões das estruturas da linha média, o vérmis e o lobo floculonodular produzem sintomas bilaterais que afetam partes axiais do corpo, que manifesta andar vacilante e anormalidades da marcha e do equilíbrio. ( ) Ataxia ou Ébria é um distúrbio que afeta o controle postural e a coordenação dos movimentos das múltiplas articulações. A falta de equilíbrio se manifesta principalmente na posição bípede ou durante a marcha, melhorando na posição sentada ou deitada, isso resulta da disfunção em um ou mais locais do complicado sistema responsável pelo equilíbrio e deambulação. ( ) Pacientes com lesão no lobo anterior mostram uma maior oscilação postural numa direção anteroposterior que é aumentada ao fechar os olhos, sofrem perda de coordenação principalmente nos membros inferiores. Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
Alternativas
Q1743644 Fisioterapia
O Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, trata dos deveres do fisioterapeuta, no que tange ao controle ético do exercício de sua profissão, sem prejuízo de todos os direitos e prerrogativas assegurados pelo ordenamento jurídico. De acordo com seu Art. 10: É proibido ao fisioterapeuta, EXCETO:
Alternativas
Q1743645 Fisioterapia
Na fase produtiva da vida, as doenças que afetam o sistema osteomioarticular representam um dos principais problemas para a saúde da população, sendo as doenças relacionadas ao trabalho a principal causa de afastamentos, os quais demandam custos altos para as empresas. De acordo com esta temática, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F): ( ) O profissional fisioterapeuta realiza exercícios diários, de curta duração (de 5 a 15 minutos) de fácil execução, que promovem melhorias funcionais nos principais sistemas acometidos nos processos de trabalho, otimizando, também, momentos de descontração e relaxamento . ( ) A presença do fisioterapeuta, portanto, torna-se dispensável para a saúde dos funcionários de uma empresa e pode contribuir pouco para uma produção mais efetiva no ambiente laboral. ( ) Não há uma legislação específica que obrigue as empresas a manter um fisioterapeuta em seu quadro de funcionários. ( ) O alinhamento entre o fisioterapeuta e os outros profissionais de saúde da empresa (como médicos e enfermeiros) potencializam as intervenções feitas na empresa, contribuindo cada vez mais com a segurança e saúde dos empregados. Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
Alternativas
Q1743646 Fisioterapia
Com o envelhecimento, condições como a gestação ou situações patológicas específicas, o corpo sofre alterações metabólicas e muitas pessoas podem apresentar problemas relacionados ao enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico. Todas essas condições podem ser tratadas com a fisioterapia uroginecológica através de aparelhos de alta tecnologia e exercícios que visam o fortalecimento dos músculos pélvicos. O princípio do tratamento é normalizar o tônus muscular, conferindo a força adequada para o restabelecimento das funções do assoalho pélvico. A técnica “mais conhecida como exercícios de Kegel, são séries de movimentos específicos para ganho ou melhora da força e resistência da região perineal”. Esse conceito refere-se a:
Alternativas
Q1743647 Fisioterapia

O Programa Saúde na Escola - PSE, instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286 de 5 de dezembro de 2007, surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (promoção, prevenção, diagnóstico e recuperação da saúde e formação) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, realizada pelas equipes de saúde da atenção básica e educação de forma integrada, por meio de ações de:
I. Avaliação clínica e psicossocial que objetivam identificar necessidades de saúde e garantir a atenção integral às mesmas na rede de atenção à saúde;
II. Promoção e prevenção que articulem práticas de formação, educativas e de saúde visando à promoção da alimentação saudável, a promoção de práticas corporais e atividades físicas nas escolas, a educação para a saúde sexual e reprodutiva, a prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, a promoção da cultura de paz e prevenção das violências, a promoção da saúde ambiental e desenvolvimento sustentável;
III. Educação permanente para qualificação da atuação dos profissionais da educação e da saúde e formação de jovens.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: C
5: D