Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ 2014 para Analista de Redes

Foram encontradas 13 questões

Q548592 Redes de Computadores

RAID é a sigla para Redundant Array of Independent Disks, constituindo uma solução computacional que combina vários discos rígidos para formar uma única unidade lógica de armazenamento de dados.Nesse sentido, a figura abaixo ilustra um dos tipos de RAID,que apresenta as características listadas a seguir.

♦ É empregada uma técnica conhecida por espelhamento ou mirroring, pois ocorre a cópia inteira de um disco rígido para outro, de forma automática.

♦ É o modelo mais conhecido, no qual há duplicação de uma unidade em outra. Assim, se o disco principal falhar, os dados podem ser recuperados imediatamente a partir do outro.

♦ É um tipo que deve funcionar em pares, de forma que uma unidade sempre tenha um “clone”.

Na prática, isso significa que um sistema RAID,composto por dois HDs com 500 GB cada, terájustamente esta capacidade, e não de 1 TB.

Imagem associada para resolução da questão


Esse tipo é conhecido como RAID:


Alternativas
Q548595 Redes de Computadores
Três técnicas de storage são descritas a seguir.

I - Mais simples e barato, não permite escalabilidade e está sempre vinculado a um único servidor. Funciona como uma extensão lógica do armazenamento interno, consistindo de um rack de discos rígidos externos utilizados por um servidor, para expandir a capacidade nominal de HDs. O overhead é baixo porque o modelo não faz conversão de protocolo.

II - É baseado em redes de armazenamento dedicadas e escaláveis, que conectam servidores e dispositivos de storage no nível da aplicação. Um dos protocolos mais utilizados é o FC, que atende aos requisitos de desempenho e confiabilidade necessários. É um tipo de storage que compartilha prioritariamente discos.

III - É baseado em redes de IP sendo primariamente utilizado para compartilhamento de arquivos. Utiliza protocolos TCP/IP para transferência de dados e CIFs e NFS para serviços de arquivo remoto. Utiliza seu próprio sistema operacional, normalmente destinado para servidor de arquivos.
As técnicas I, II e III são conhecidas, respectivamente, pelas seguintes siglas:
Alternativas
Q548609 Redes de Computadores
Atualmente, na implementação de redes cabeadas utiliza-se o conector mostrado abaixo, sendo que duas guias são usadas na transmissão e duas na recepção dos dados.
Imagem associada para resolução da questão
Nessas condições, a sigla pela qual esse conector é conhecido e as guias para transmissão e recepção são, respectivamente:
Alternativas
Q548610 Redes de Computadores

No que diz respeito ao par trançado como meio de transmissão utilizado em LANs, uma categoria apresenta as características listadas a seguir.

♦ também conhecida como SSTP – ShieldedScreen Twisted Pair.

♦Cada par é envolto individualmente por uma folha metálica helicoidal e depois por uma blindagem de folha metálica, além de cobertura externa.A blindagem diminui o efeito de linha cruzada e aumenta a taxa de dados.

♦Projetada para emprego em links cabeados com taxas de transmissão de até 600 Mbps.

As características listadas indicam que o cabo é de categoria:

Alternativas
Q548611 Redes de Computadores
O Modelo de Referência OSI/ISO é um sistema aberto com um conjunto de protocolos que permite a dois sistemas diferentes se comunicarem, independentemente de suas arquiteturas. Nesse modelo, duas camadas são caracterizadas a seguir.

I - tem por objetivo transformar a camada física, de um meio de transmissão bruto, em um link confiável, fazendo com que a camada física pareça livre de erros para a camada superior.

II - tem por objetivo zelar pela sintaxe e semântica das informações trocadas entre dois sistemas, sendo responsável pela tradução, compressão e criptografia.
Essas camadas I e II são denominadas, respectivamente:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: B
5: A