Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2018 para Psicólogo

Foram encontradas 6 questões

Q903653 Psicologia
Os conteúdos do inconsciente coletivo, que representam o papel de modelos endógenos de condutas e produções imaginativas, são denominados:
Alternativas
Q903654 Psicologia
Um fenômeno psicológico* cuja característica é a sua capacidade de envolver todo o indivíduo, comprometendo-o organicamente na sua experiência, leva à perda de controle do eu, sendo agudo e pouco duradouro, pode ser definido como: *ROJAS-BERMÚDEZ, Jaime G. – Núcleo do eu. São Paulo, Editora Natura, 1978.
Alternativas
Q903665 Psicologia
A singularidade do diagnóstico psicanalítico repousa sobre o entendimento do sentido do sintoma. Conforme Freud (1917/2007), a psiquiatria apenas classifica os sintomas, mas muito pouco diz sobre eles. Pensando sobre a especificidade do diagnóstico para a psicanálise, a hipótese que melhor traduz esse entendimento seria a de que:
Alternativas
Q903666 Psicologia

“Perversão seria o nome do que nos desperta indignação. Mas, porque o estado social ‘normal’ não representa o bem ético, torna-se difícil pensar a perversão de modo simples” (Cristian Dunker).


Essa sentença abrange, de forma exemplar, as dificuldades clínicas referentes à formulação de uma estrutura perversa. Sendo assim, examine os enunciados abaixo:


I. Freud, no texto “os três ensaios sobre a teoria da sexualidade”, apresenta a estrutura perversa e a caracteriza como estando em oposição à neurose.

II. O recalque, mecanismo que responde pelas manifestações neuróticas, produz um afastamento de algumas representações psíquicas da consciência. Na perversão, ocorreria um processo similar.

III. A denegação perversa da castração, simbolicamente representada pela atribuição de um pênis feminino, é uma tentativa de se furtar aos imperativos da lei simbólica.

IV. “o outro deseja, mas segundo a lei que eu determino”. Essa frase apresenta de forma sucinta a relação que o perverso mantém com o outro.

V. Freud apresenta o conceito de “cisão do eu”, ao falar da perversão, justamente para demarcar que o conflito é inconsciente.


Marque a alternativa correta.

Alternativas
Q903668 Psicologia

No célebre texto Recordar, repetir e elaborar, Freud discorre acerca da repetição e de sua intrínseca relação com o tratamento analítico. Nele nos diz: “é preciso dar tempo ao paciente para que ele se enfronhe na resistência agora conhecida, para que a elabore, para que a supere, prosseguindo o trabalho (...)”.


Sendo assim, examine os enunciados abaixo:


I. A temática da repetição aparece, na teoria freudiana, de forma lateral, não trazendo muitas contribuições ao entendimento da formação sintomática.

II. Os processos de perlaboração são indispensáveis para a diminuição da repetição sintomática, chegando a ser a sua contrapartida fundamental.

III. Nesse texto, Freud chega a denominar de “campo psíquico” os processos que ocorrem via elaboração, sendo este o campo por excelência da psicanálise.

IV. O processo analítico consegue extirpar a compulsão à repetição, já que a elaboração suplantaria os domínios da repetição.

V. Não há “convite” ao analisante para que suas repetições se apresentem no setting analítico, já que elas freiam os processos de elaboração.


Marque a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: A
5: C