Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2018 para Professor Substituto - História

Foram encontradas 40 questões

Q1008266 História
A palavra história vem do grego antigo iotopia que significa “pesquisa”, “conhecimento advindo da investigação”. Com Heródoto, apresentado por Cícero como “pai da História”, o termo Iotopia (Historiai) emerge como expressão de nova atividade humana (UAB, História para o ensino fundamental, 2018). De acordo com o trecho, analise as afirmações seguintes, com relação ao conceito de história.
I- No início do século XX, o conceito de história foi pautado na corrente metodológica positivista. II- É a ciência que estuda somente os fatos políticos de uma sociedade. III- A nova história utiliza, como método, ação e reação para analisar os fatos históricos. IV- Na história social, história é a ciência que estuda a ação do homem no tempo. V- No final do século XX, a nova história chegou ao Brasil, modificando as aulas de história. VI -História é a ciência que estuda o passado para compreender o presente e modificar o futuro.
Estão corretas:
Alternativas
Q1008267 História
Em relação à história humana e à história da natureza, podemos considerar que:
Alternativas
Q1008268 História

Quanto ao uso da memória nos estudos históricos, analise as afirmações seguintes.


I - A memória é a lembrança pessoal de um tempo no qual se comemoram eventos.

II - A memória coletiva é o maior interesse na história porque traz uma leitura sobre o tempo vivido.

III - A técnica da história oral faz parte dos estudos da história do tempo presente.

IV - A oralidade foi incorporada pela história na corrente positivista.

V – A oralidade é um recurso pedagógico das aulas de história somente do ensino médio.

VI – História e memória são pensadas principalmente em relação ao patrimônio histórico-cultural.

Estão corretas:

Alternativas
Q1008269 História e Geografia de Estados e Municípios
A historiografia do Ceará, ao longo do século XX, destacou que, no estado, não havia negros, por conta das especificidades da região, principalmente no setor econômico, graças à pecuária extensiva. No entanto, no século XXI, foram observados outros aspectos e fontes que constatam que havia muitos negros no Ceará. No tocante a essa questão, analise as afirmações seguintes.
I - A ausência de negros na historiografia cearense se deu por conta de uma associação direta do negro ao trabalho escravo, não incluindo outras formas de vivência de negros e mestiços no estado. II- O uso de fontes orais, testamentos, inventários e escrituras mostraram a presença de negros no Ceará que não estão ligados necessariamente ao trabalho escravo. III - No Ceará, os índios nativos aceitavam os negros nas suas tribos, fortalecendo a comunidade negra no estado. IV - A presença de quilombos no Ceará não foi utilizada como uma constatação da presença negra, pois eles são questionáveis. V - O tom de pele foi o maior fator determinante para a negação da presença negra no estado. VI – A presença marcante de índios no estado afastou a possibilidade da vinda de negros para o Ceará.
Estão corretas:
Alternativas
Q1008270 Conhecimentos Gerais
A estiagem forçou mais de cem mil sertanejos a migrarem para a capital em busca de auxílio - a cidade em 1877, note-se, possuía aproximadamente trinta mil habitantes! (FARIAS, Airton de; BRUNO, Artur. Fortaleza uma breve história, pág. 80). No final do século XIX para o XX, o estado sofreu várias secas que ficaram marcadas na história e na vida dos cearenses. Como a capital estava se urbanizando, as medidas de combate às secas tiveram uma relação mais direta com a remodelação de Fortaleza. Estamos falando, entre outras medidas:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: B
5: C