Questões de Concurso Público Prefeitura de Campinas - SP 2016 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 4 questões

Q1379734 Fonoaudiologia

Considere a figura e as informações abaixo.

Durante a 6a semana de vida, o segmento intermaxiliar proveniente dos processos nasais medianos, originará a região mediana do lábio superior e o filtrum. Caso esses processos não aconteçam de forma adequada, ocorrem as fissuras palatinas e labiais, que podem ser manifestações isoladas ou manifestações de síndromes genéticas e/ou consequências delas.

(GUEDES, Z.C.F. Síndromes Craniofaciais e o Desenvolvimento Motor Oral. Tratado de Especialidades em Fonoaudiologia, 2014)

Imagem associada para resolução da questão

(CYMROT, Moacir et al. Prevalência dos tipos de fissura em pacientes com fissuras labiopalatinas atendidos em um Hospital Pediátrico do Nordeste brasileiro. Rev. Bras. Cir. Plást. (Impr.), São Paulo, v. 25, n. 4, p. 648-651, Dec. 2010)

Nesse contexto,

Alternativas
Q1379737 Fonoaudiologia
Sobre a Triagem Auditiva Neonatal Universal − TANU, é recomendado que todos os neonatos devam ser avaliados antes da alta hospitalar. Levando em consideração este aspecto,
Alternativas
Q1379739 Fonoaudiologia
Ao nascer, o ser humano possui diferentes reflexos presentes que tendem a desaparecer ou se modificar com o desenvolvimento. O reflexo do vômito, a partir dos 6 meses, tende a ficar posteriorizado. Entretanto, é comum que em pacientes com Paralisia Cerebral esse reflexo permaneça anteriorizado. Em função disso,
Alternativas
Q1379740 Fonoaudiologia
Na atuação fonoaudiológica com bebês pré-termo e de risco é imperativo que o profissional esteja preparado para identificar, compreender e lidar com sinais e sintomas de disfagia, uma vez que o impacto desse quadro na vida de um neonato é de grande magnitude. Diversos recursos, evidenciados na literatura, podem ser utilizados para tornar a prática do fonoaudiólogo mais eficiente e embasada cientificamente. Entre os recursos que o tratamento fonoaudiológico pode lançar mão na atuação com neonatos pré-termo e de risco estão: I. Participação da família no processo terapêutico, buscando uma interação mãe-bebê, bebê-pais, que prepare para a alta hospitalar. II. Acompanhamento de possíveis sequelas e prevenção de complicações para evitar programas de follow-up. III. Estimulação tátil e gustativa, evitando a região perioral, com dedo enluvado. IV. Sucção no seio materno com esgotamento de leite prévio para garantir o prazer e o contato mãe e bebê. V. Trabalho em equipe, considerando os diversos profissionais que atuam, para proporcionar o melhor tratamento ao paciente neonato e sua família.
Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: B