Questões de Concurso Público Prefeitura de Bauru - SP 2021 para Professor Substituto Ensino Fundamental - Anos Finais de Língua Portuguesa

Foram encontradas 6 questões

Q1858632 Pedagogia
ANTUNES (2003) critica as aulas de português na escola que, de modo geral, segundo a autora, estas se dão numa perspectiva nomeadora e classificatória (centrada no reconhecimento das unidades e de suas nomenclaturas). Nessas aulas, prevalece o estudo de frases soltas, descontextualizadas e artificiais, criadas com o fim, apenas, de fazer o aluno reconhecer as unidades gramaticais, suas nomenclaturas e classificações. Para a autora, as aulas de português deveriam ultrapassar o viés estruturalista e ampliar a competência do aluno para o exercício cada vez mais pleno e mais fluente dessas habilidades comunicativas. Assinale a alternativa que apresenta a proposta de Antunes para as aulas de português nas escolas, nas habilidades de falar, ouvir, ler e escrever. 
Alternativas
Q1858634 Pedagogia
Machado (2004), baseando-se em Bronckart (1997), afirma que, “com o ensino e aprendizagem dos gêneros, o aluno pode desenvolver seu conhecimento sobre os gêneros, sobre sua relação com o contexto, sobre o conjunto de suas coerções linguísticas e das valorações sociais próprias de cada um deles, assim como seu conhecimento sobre a possibilidade de adaptá-los a uma determinada situação”. Abaixo há duas sequências de enunciações: a primeira, numerada, refere-se aos níveis de análise do texto; a segunda, antecedida por parênteses em branco, refere-se às operações de linguagem. Numere os parênteses do segundo conjunto de enunciações de acordo com a sequência numerada do primeiro conjunto.
1- Com o ensino-aprendizagem dos tipos de discurso, o aluno pode dominar 2- Com o ensino-aprendizagem dos diferentes tipos de planificação, o aluno pode 3- Com o ensino-aprendizagem dos mecanismos enunciativos, o aluno pode 4- O domínio dos mecanismos de coesão verbal permite 5- O ensino-aprendizagem da utilização dos signos da língua, permitiria
( ) o desenvolvimento das representações do tempo e de sua organização. ( ) desenvolver processos mentais e linguageiros complexos: raciocínios práticos, implicados nas interações dialogais; raciocínios causais-cronológicos, implicados nos relatos e nas narrações; raciocínios de ordem lógica e/ou semi-lógica, implicados nos discursos teóricos.
( ) desenvolver a capacidade de selecionar e de utilizar os signos, com a apropriação progressiva de suas nuances semânticas.
( ) a mobilização das unidades e das estruturas linguísticas próprias de cada tipo e aprender as relações de interdependência entre gêneros, tipos e situação discursiva, inserindose nas representações coletivas constituintes dos mundos discursivos. ( ) desenvolver a capacidade de assumir diferentes formas de posicionamento e de engajamento enunciativos construídos em um grupo social e de se situar em relação a eles.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA da correlação entre operações de linguagem que desenvolvem capacidades de linguagem e níveis de análise do texto. 
Alternativas
Q1858635 Pedagogia
De acordo SCHNEUWLY e DOLZ (2004), o gênero é utilizado como meio de articulação entre as práticas sociais e os objetos escolares, mais precisamente no domínio da produção de textos orais e escritos. Com a utilização do gênero no funcionamento escolar, este passa a ser considerado megainstrumento porque:
Alternativas
Q1858637 Pedagogia
De acordo com MACHADO e CRISTOVÃO (2006), o conceito transposição didática deve ser compreendido como: 
Alternativas
Q1858639 Pedagogia
Segundo Schneuwly; Noverraz e Dolz (2004), o procedimento de ensino de um gênero pode ser sob a forma de sequência didática de atividades escolares, as quais devem ser organizadas, sistematicamente, em torno desse gênero. Tendo por base essa assertiva, assinale a alternativa que CORRETAMENTE descreve a ordem das atividades no interior de uma sequência didática.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: B
5: C