Questões de Concurso Público UFRJ 2023 para Médico - Reumatologia

Foram encontradas 20 questões

Q2270889 Medicina
O tratamento da artrite reumatoide se revolucionou após o início de bloqueio de citocinas e ativação de linfócitos B e T através de imunobiológicos. Recentemente uma nova classe de medicamentos que bloqueiam a ação da Janus Kinase promete ter maior eficácia, aumentando a chance de atingir remissão de doença.

Sobre a ação da Janus Kinase (JAK) na artrite reumatoide podemos afirmar que:
Alternativas
Q2270890 Medicina
João tem 34 anos e diagnóstico de espondiloartrite não radiográfica há 3 anos. Está em tratamento com anti-inflamatórios não hormonais intermitentes e atividade física com controle adequado dos sintomas. Em consulta de retorno, paciente afirma estar com doença controlada (apresentando ASDAS 1.1). Durante exame clínico, não apresenta sinovite clínica tampouco dor em localização de êntese, porém durante a realização do BASMI paciente apresenta piora evolutiva da mobilidade em coluna lombar avaliada no teste de Schöber e na flexão axial lateral. Sobre o caso acima assinale a conduta clínica mais adequada.
Alternativas
Q2270891 Medicina
A hipertensão arterial pulmonar (HAP) é uma condição clínica associada a diversas doenças reumatológicas imunomediadas com um vasto diagnóstico diferencial, inclusive a forma idiopática. Seu diagnóstico e classificação etiológicos são trabalhosos, com necessidade de realização de exames complementares invasivos e de alta complexidade. Dentre eles, o cateterismo cardíaco direito é fundamental para o diagnóstico. Entre as opções abaixo, indique os achados hemodinâmicos que definem o diagnóstico de HAP tipo 1 quando acompanhados de uma angiotomografia pulmonar afastando tromboembolismo pulmonar e prova de função pulmonar afastando doença hipoxêmica crônica. Siglas: pressão arterial média (PAPm), resistência vascular periférica (RVP), pressão de oclusão da artéria pulmonar (POAP). 
Alternativas
Q2270892 Medicina
Débora tem 78 anos e, em consulta médica refere dor lombar de caráter mecânico há 5 anos após queda da própria altura e afirma que realizou radiografia de coluna na época apresentando fratura de 10ª vértebra torácica. Também refere dor protocinética em joelhos. Não apresenta outras queixas, está em tratamento para hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia e tem história familiar de osteoporose sem fratura de quadril e infarto agudo do miocárdio. No exame físico, apresenta crepitação de joelhos, sobrepeso, sem outras alterações. Apresenta densitometria óssea com T score -2,7 em coluna lombar e -2,5 em colo de fêmur. Foi realizado o índice FRAX da paciente com baixo risco para fraturas maiores e de colo de fêmur. Sobre o risco de fratura e o tratamento da Débora, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2270893 Medicina
Diana tem 6 anos, vem apresentando dor e edema em joelhos há 2 anos. Há 1 ano vem evoluindo com dor e edema de punho esquerdo, cotovelo esquerdo e tornozelo direito. Está em uso de dipirona e ibuprofeno intermitente, com melhora discreta e temporária da dor. Não apresenta outras comorbidades, e tem história familiar de hipotireoidismo e hipertensão arterial sistêmica. Ao exame, apresenta artrite de joelhos, tornozelo direito, punho esquerdo e ambos os cotovelos já com limitação de extensão de joelhos, sem outras alterações. Foi realizado laboratório com provas inflamatórias elevadas moderadamente, VHS 43 mm, PCR 5,7 mg/dL, hemograma, bioquímica, sorologias virais de hepatite, HIV e sífilis negativas; eletroforese de proteínas séricas com elevação em alfa 2 de 15%, fator reumatoide e HLA B 27 negativos e FAN 1/320 nuclear pontilhado fino. A classificação da artrite idiopática juvenil (AIJ) em que Diana se encontra é: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: E
5: D