Questões de Concurso Público UFRJ 2023 para Médico - Proctologia

Foram encontradas 5 questões

Q2270838 Medicina
Cerca de 15 % dos adenocarcinomas colorretais apresentam instabilidade de microssatélites, como uma característica importante na oncogênese, implicando uma forma diferenciada de tratamento. Assinale a opção que corresponde à via oncogênica que caracteriza a instabilidade de microssatélites.
Alternativas
Q2270839 Medicina
Paciente com 40 anos apresentou quadro sugestivo de apendicite aguda, sendo submetido a apendicectomia laparoscópica. O exame histopatológico pós-operatório do apêndice evidenciou tumor neuroendócrino na base do apêndice com 2,5 cm de diâmetro. Posteriormente foi submetido a colectomia direita , após estadiamento sem evidências de lesões metastáticas, assim como ausência de linfonodos suspeitos. Paciente nunca apresentou sintomas sugestivos de síndrome carcinoide. O melhor marcador, no seguimento deste paciente, para detectar recorrência ou metástase é:
Alternativas
Q2270840 Medicina
Paciente com 60 anos sem comorbidades, foi submetido a retossigmoidectomia com anastomose colo anal para um tumor GIST de 4 cm de extensão. A ressecção foi avaliada como completa no estudo histopatológico pós operatório (R0). Marque a opção que representa o mais importante fator prognóstico destas lesões, para determinar a necessidade de terapia adjuvante adicional.
Alternativas
Q2270843 Medicina
A realização de terapia neoadjuvante com radio e quimioterapia para pacientes com tumores de reto médio e distal, vem demostrando redução do tamanho da lesão e até regressão completa. Estudos recentes demostraram boa resposta a neoadjuvância com imunoterápicos, conhecidos como Inibidores de checkpoint imunológico, para tumores com instabilidade de microssatélites. O tratamento pode ser realizado com as seguintes drogas, EXCETO.
Alternativas
Q2270844 Medicina
Paciente com 58 anos, masculino, sem comorbidades, foi submetido a excisão local de adenocarcinoma, com cerca de 3 cm de diâmetro, localizado em reto inferior. Realizado RNM pré-operatória com estadiamento T1, sem evidência de linfonodos suspeitos e metástases a distância. O histopatológico da peça cirúrgica demostrou um tumor pT1, com margens livres e invasão neurovascular. Indique a conduta correta a seguir.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: B
5: C