Questões de Concurso Público UFRJ 2023 para Médico – Endocrinologia

Foram encontradas 20 questões

Q2269145 Medicina
Paciente com 33 anos procura auxílio médico por conta de amenorreia. Refere diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes há 4 anos. Apresentando ao exame físico bócio difuso (cerca de 2 vezes o tamanho de uma glândula normal), macroglossia, prognatismo, diastema, acrocórdons, IMC: 25 kg/m2 . Assinale a afirmação correta para o diagnostico da paciente.
Alternativas
Q2269146 Medicina
De acordo com o Thyroid Imaging, Reporting and Data System (TIRADS), assinale a opção que apresenta a abordagem correta para um nódulo de tireoide sólido isoecoico e com microcalcificações.
Alternativas
Q2269147 Medicina
Frente a um incidentaloma adrenal, alguns dados são importantes na avaliação da imagem realizada, por esse motivo deve-se dar destaque às características descritas. Assinale a opção que apresenta características que sugerem adenoma adrenal. 
Alternativas
Q2269148 Medicina
Acerca da fisiopatologia da oftalmopatia de Graves, considere os seguintes itens:

I - O anticorpo antirreceptor de TSH estimula a sinalização da via do IGF1 por cross-talk.

II - Os principais anticorpos envolvidos na fisiopatologia e cujos títulos se correlacionam com a clinica são TRAb, TSI e Anticorpo ligador de IGF1.

III - Algumas das manifestações clínicas na fase inflamatória são consequênciasda expansão do tecido retro-orbitário, não relacionada à inflamação.

IV - Há uma fase inflamatória seguida de fibrótica ao longo do curso da evolução da doença, sendo que nesta última pode haver sinais de edema e hiperemia por congestão vascular que não devem ser relacionados à inflamação.

V - Em relação aos fatores de risco de desenvolvimento, descreve-se que existe somente 30% de concordância entre gêmeos monozigóticos.

Em relação aos itens acima pode-se afirmar que: 
Alternativas
Q2269149 Medicina
Paciente com 28 anos refere ganho de 10 kg nos últimos 2 anos associado a sintomas ansiosos importantes, além de períodos de paranoia. Faz uso há 3 meses de um antidepressivo, cujo nome não sabe informar, bem como de carbamazepina como estabilizador de humor. Procurou auxílio médico nos primeiros meses dos sintomas, tendo recebido prescrição de pioglitazona para tratar uma glicemia alterada, que estava associada a altos níveis de insulina, segundo a paciente. Faz uso de anticoncepcional, com ciclos regulares até há cerca de 6 meses, quando percebeu amenorreia mesmo com pausas entre as cartelas de pílula. Já descartada gestação. Refere fratura recente de rádio após queda de escada em seu trabalho o que a fez piorar sua situação emocional pois a levou a certa impotência funcional. Ao exame observa-se atrofia importante da musculatura distal e acne em face e dorso. IMC 31 kg/m2 . No que se refere ao teste inicial para a investigação dessa paciente deve-se saber os interferentes que podem impactar na sua interpretação. Considerando a situação descrita, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: B
5: B