Questões de Concurso Público UFRJ 2023 para Farmacêutico - Geral

Foram encontradas 4 questões

Q2271089 Farmácia
O planejamento otimiza a gestão da Farmácia Hospitalar, contribuindo para a melhoria da assistência prestada no hospital. Assinale a alternativa que apresenta a associação correta em relação aos tipos de gestão da Farmácia Hospitalar:

1 - Gestão Administrativa 2 - Gestão Clínica

( ) Sistema de distribuição de medicamentos. ( ) Seleção de medicamentos ( ) Organograma funcional. ( ) Gestão de estoque. ( ) Estudo de utilização de medicamentos.

Alternativas
Q2271099 Farmácia
O Serviço de Farmácia de um hospital universitário, a fim de melhorar as práticas de preparo e administração de medicamentos injetáveis, estabeleceu a seguinte diluição para a dexmedetomidina:


Imagem associada para resolução da questão


    Um paciente de 80 kg em ventilação mecânica na unidade de terapia intensiva tem uma prescrição de dexmedetomidina 0,5 mcg/kg/hora em infusão contínua. Considerando que o farmacêutico realize a dispensação da quantidade necessária para atender o paciente pelas próximas 24 horas, marque a opção que indica a quantidade liberada de ampolas de dexmedetomidina.
Alternativas
Q2271101 Farmácia
Os estabelecimentos de saúde devem minimizar a frequência dos erros de medicação. Marque a opção abaixo que apresenta o sistema de distribuição de medicamentos recomendado. 
Alternativas
Q2271103 Farmácia
A disponibilidade ambulatorial de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) ocorre por meio dos componentes da Assistência Farmacêutica, que possuem características, forma de organização, financiamento e elenco de medicamentos diferenciados entre si, bem como critérios distintos para o acesso e a disponibilização dos fármacos, sendo eles:

I - Componente Básico: inclui os medicamentos que tratam os principais problemas e condições de saúde da população brasileira na Atenção Primária à Saúde. Seu financiamento é de responsabilidade dos três entes federativos.
II - Componente Estratégico: destina-se ao acesso dos medicamentos e insumos para os agravos com potencial de impacto endêmico e às condições de saúde caracterizadas como doenças negligenciadas. São financiados, adquiridos e distribuídos de forma centralizada pelo Ministério da Saúde.
III - Componente Especializado: é uma estratégia de acesso a medicamentos, no âmbito do SUS, para doenças crônico-degenerativas, inclusive doenças raras, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados pelo Ministério da Saúde. Os medicamentos estão divididos em três grupos de financiamento, com características, responsabilidades e formas de organização distintas.

Em relação aos itens acima, podemos afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: A