Questões de Concurso Público UFRJ 2023 para Arquiteto e Urbanista

Foram encontradas 3 questões

Q2268952 Arquitetura
As Cartas Patrimoniais são documentos que contém desde conceitos a medidas para ações administrativas com diretrizes de documentação, promoção da preservação de bens, planos de conservação, manutenção e restauro de um patrimônio, seja histórico, artístico e/ou cultural. Elaboradas por especialistas e organismos que trabalham com patrimônios culturais, as Cartas somam mais de 40 (IPHAN, 2015) e permanecem atuais, sendo constantemente complementadas. Em uma das Cartas Patrimoniais é trazida a necessidade de cuidados que devem ser tomados para a manutenção, conservação, restauração e reconstrução dos jardins. Diz também que, a reestruturação e reconstrução dos jardins devem acontecer depois de estudos através de documentos para assegurar o caráter científico da intervenção.
    Marque a alternativa que apresenta o nome correto da Carta Patrimonial em que é pontuado o cuidado com os jardins históricos, sendo estes uma composição arquitetônica e vegetal que apresenta interesse público.
Alternativas
Q2268953 Arquitetura
Desde os últimos anos do século XIX e início do século XX vem sendo empreendidas diversas tentativas com o intuito de disciplinar e limitar as ações de restauração, tendo em vista que as más restaurações podem causar prejuízos maiores do que a própria ação do tempo sobre elas. Preconizava-se a necessidade de tornar o restauro um ato científico, que seguisse princípios e métodos cientificamente determinados, respeitando os monumentos enquanto documentos históricos, para os quais deveriam ser dispensados cuidados de filólogo, tal como defendia Gustavo Giovannoni, cujas idéias tiveram grande repercussão no entreguerra europeu. Neste cenário, indique outro destaque responsável por filiar o restauro ao pensamento crítico e às ciências.
Alternativas
Q2268954 Arquitetura
A definição da metodologia de intervenção a ser adotada em bens imóveis de valor histórico-cultural, protegidos por tombamento federal, estadual e municipal é fundamentada em princípios e critérios definidos a partir de conceitos, diretrizes e práticas da Preservação do Patrimônio Construído. A escolha do tipo de intervenção em bens imóveis protegidos depende de uma série de fatores como o estado de conservação, o uso proposto, o grau de proteção etc. O Manual de Elaboração de Projetos de Preservação do patrimônio Cultural do Programa Monumenta, publicado pelo IPHAN em 2005, elenca os principais conceitos e definições utilizados na Preservação do Patrimônio Construído.
Assinale a opção que correlaciona corretamente o conceito à sua definição.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B