Questões de Concurso Público UFRJ 2016 para Físico - Física Médica

Foram encontradas 4 questões

Q763708 Radiologia
Um Físico Médico avaliou um tomógrafo de 64 canais no Hospital Central de Roraima. O MSAD é calculado baseado no método dos cinco pontos: uma medida central e quatro medidas na periferia, nas posições correspondentes a 0h, 3h, 6h e 9h do simulador de corpo dosimétrico. Os parâmetros empregados na aquisição de dados para abdome foram: colimação de 40 mm e pitch igual a 1,375. Os valores de CTDI central e periférico são respectivamente: 17,37 mGy, 16,32 mGy, 14,76 mGy, 8,622 mGy e 16,35 mGy. A dose média em múltiplos cortes foi: CDTI, 15,13 mGy; e MSDA, 11 mGy. Sabendo do resultado, baseado na dose média em múltiplos cortes, assinale a alternativa que apresenta o Valor de Referência (ANVISA) para abdome.
Alternativas
Q763715 Radiologia
A mamografia é um exame que possibilita o diagnóstico precoce de lesões malignas da mama. Com relação aos fatores radiográficos utilizados em mamografia, é correto afirmar que:
Alternativas
Q763716 Radiologia
A radioterapia é utilizada amplamente para o tratamento de tumores malignos. É correto afirmar que ela é fracionada:
Alternativas
Q763717 Radiologia
Na radioterapia, o perfil de dose é criado pela integração de dose depositada à medida que o colimador se movimenta a partir do campo aberto até a posição fechada. Devido à movimentação do colimador, diferentes partes do campo são expostas ao feixe primário, em tempos diferentes. Durante o tratamento, a dose é liberada e o colimador move-se através do controle de um computador. O computador assegura a dose liberada e a posição do colimador na posição exata, garantindo a distribuição adequada à geometria do tumor e/ou à superfície de entrada da região irradiada, como nos casos de mama. Esse texto refere-se ao elemento modificador do feixe, que é o(a):
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: C