Questões de Concurso Público UFRJ 2016 para Físico - Física Médica

Foram encontradas 10 questões

Q763714 Física
Os três processos que atenuam os Raios X e Gama são, respectivamente:
Alternativas
Q763719 Física
Em 2015, os relatórios de dose de um indivíduo ocupacionalmente exposto (IOE), do serviço de Medicina Nuclear do Hospital Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, registraram uma dose anual de 45mSv. A taxa média de dose mensal do IOE é aproximadamente:
Alternativas
Q763724 Física
O físico de um serviço de radiologia calculou as blindagens para uma sala de radiografia convencional posicionada no segundo pavimento de um determinado hospital. Devido às dimensões da área e às características do equipamento, as espessuras das barreiras absorvedoras não ultrapassaram 1,5 mm. No cálculo das blindagens para a sala de raios X, considerou a atenuação da radiação primária (feixes úteis emitidos diretamente do tubo de raios X e usados na imagem do paciente), as radiações secundárias (provenientes do espalhamento no paciente e em outros objetos da sala) e a fuga da radiação (emitida pelo tubo de raios X através da carcaça blindada onde está posicionado). Segundo a NCRP nº 147, assinale a alternativa que apresenta os fatores que influenciam primariamente na exposição de indivíduos às radiações primárias e secundárias.
Alternativas
Q763726 Física
Dose coletiva é a expressão da dose efetiva total recebida por uma população ou um grupo de pessoas, definida como o produto do número de indivíduos expostos a uma fonte de radiação ionizante pelo valor médio da distribuição de dose efetiva destes indivíduos. Dentre as opções a seguir, assinale a que apresenta a unidade do Sistema Internacional de Unidades (SI) que expressa o conceito de dose coletiva aceito pela Comissão Nacional de Energia Nuclear e descrita na Norma CNEN NN 3.01 - DIRETRIZES BÁSICAS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA, em suas definições e siglas.
Alternativas
Q763728 Física
O princípio básico de proteção radiológica estabelece que nenhuma prática ou fonte acrescentada a uma prática deve ser autorizada, a menos que produza suficiente benefício para o indivíduo exposto ou para a sociedade, de modo a compensar o detrimento que possa ser causado. Assinale a alternativa que, segundo a Portaria SVS/MS n° 453, de 1 de junho de 1998, apresenta a denominação correta desse princípio.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: E
5: E