Questões de Concurso Público UFRJ 2016 para Assistente de Direção e Produção - Geral

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Q816305 Português
                    TEXTO 3
SUJEITO INDIRETO

Quem dera eu achasse um jeito
de fazer tudo perfeito,
feito a coisa fosse o projeto
e tudo já nascesse satisfeito.
Quem dera eu visse o outro lado,
o lado de lá, lado meio,
onde o triângulo é quadrado
e o torto parece direito.
Quem dera um ângulo reto.
Já começo a ficar cheio
de não saber quando eu falto,
de ser, mim, indireto sujeito.
Paulo Leminski. Toda Poesia, 2013, P.205.

Nesse poema, claramente, Paulo Leminski enfrenta a ‘desordem’ da realidade e projeta sua provocativa utopia crítico-poética por meio de inversões. Assinale a alternativa cujos versos fazem referências invertidas a aspectos gramaticais de nossa língua.

Alternativas
Q816308 Português
TEXTO 4
Onda Conservadora
   “Se a mobilização social pela redemocratização do país trouxe com a Constituição de 1988 um paradigma democrático e de respeito aos direitos humanos, a onda conservadora que se formou nos últimos anos traz a proposta de uma sociedade em que predomina o interesse das grandes empresas sobre o dos cidadãos, do privado sobre o público, do individualismo sobre os interesses coletivos, da competição sobre a solidariedade, da intolerância sobre a valorização da diversidade, da busca pela eliminação do adversário transformando-o em inimigo.”
Fragmento do editorial ONDA CONSERVADORA, de Silvio Caccia Bava, Le Monde Diplomatique Brasil, 22 de outubro de 2016 http://www.diplomatique.org.br/editorial.php?edicao=112
Quanto à tipologia textual, o parágrafo dado é:
Alternativas
Q816311 Português

   Hermética, obscena, escandalosa, amargurada. Da juventude boêmia na capital paulistana (1) a velhice retirada no interior, foram muitos os adjetivos que se derramaram sobre Hilda Hilst ao longo de sua vida. Dona de uma obra extensa e extremamente complexa, (2) a escritora transformou seu fazer literário num lugar de confluência entre extremos opostos, radicalizando de maneira única (3) a experiência do leitor, fosse na poesia, no teatro ou na prosa ficcional.

  O pesquisador Adam Morris acredita que era a obscenidade da condição humana que fascinava e espantava Hilda; uma obscenidade que é ignorada pela maioria das pessoas por meio do consumo. “O homem moderno da sociedade capitalista vive uma mentira, e Hilda não queria isso”, afirma. “O obsceno não é pornográfico. O pornográfico é essa ignorância vaidosa. O obsceno é a confrontação com a parte reprimida da vida e por isso o obsceno tem a ver com a sexualidade, ainda que seja muito mais do que o sexo”.

Fragmento adaptado de UMA DÉCADA SEM HILDA HILST, de Amanda Massuela, Revista CULT, fevereiro de 2014 http://revistacult.uol.com.br/home/2014/02/uma-decada-sem-hilda-hilst/

O pesquisador Adam Morris acredita que era a obscenidade da condição humana que fascinava e espantava Hilda; (...) Assinale a alternativa que apresenta as palavras capazes de substituir os termos em destaque nesse trecho do TEXTO 5, respectivamente, sem que haja alteração de sentido.
Alternativas
Q816314 Português
               TEXTO 6
Canto II dos POEMAS AOS HOMENS
DO NOSSO TEMPO, de Hilda Hilst
II
Amada vida, minha morte demora.
Dizer que coisa ao homem,
Propor que viagem? Reis, ministros
E todos vós, políticos,
Que palavra além de ouro e treva
Fica em vossos ouvidos?
Além de vossa RAPACIDADE
O que sabeis
Da alma dos homens?
Ouro, conquista, lucro, logro
E os nossos ossos
E o sangue das gentes
E a vida dos homens
Entre os vossos dentes.
                   http://www.hildahilst.com.br.cpweb0022.
servidorwebfacil.com/obras.php?categoria=4&id=53
O uso intensivo dos versos interrogativos revela uma estratégia poética que pretende expressar:
Alternativas
Q816316 Português
          TEXTO 7
Questão de pontuação
Todo mundo aceita que ao homem
cabe pontuar a própria vida:
que viva em ponto de exclamação
(dizem: tem alma dionisíaca);
viva em ponto de interrogação
(foi filosofia, ora é poesia);
viva equilibrando-se entre vírgulas
e sem pontuação (na política):
o homem só não aceita do homem
que use a só pontuação fatal:
que use, na frase que ele vive,
o inevitável ponto final.
João Cabral de Melo Neto. Museu de tudo e depois.
                         Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
Nesse belíssimo poema, João Cabral estabelece relações entre as atitudes e escolhas humanas diante da vida e os sinais de pontuação. Para tanto, o poeta usa uma figura de linguagem. Assinale a alternativa que a apresenta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: D
5: A