Questões de Concurso Público Conderg - SP 2021 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 5 questões

Q1761864 Fonoaudiologia
Os distúrbios da linguagem podem se apresentar isolados ou junto a outras alterações, dentre as quais se destacam: surdo-mudez, deficiência mental, paralisia cerebral e autismo. Cada um desses quadros merece atenção e diagnóstico diferencial específico. O problema das etiologias das alterações da linguagem, da fala e da comunicação deve ser tratado de acordo com a forma clínica específica de cada uma. (J. Peña - Casa Nova e col. 2ª ed. Manual de Fonoaudiologia. ARTMED.1997. Porto Alegre. Cap.1. p.5/6.)

Na perspectiva enunciada, em geral, as etiologias recebem diferentes classificações, EXCETO:
Alternativas
Q1761865 Fonoaudiologia
"Deglutição - Após a mastigação, que reduz o alimento a pequenos fragmentos e mistura-o com a saliva, porções do bolo alimentar são separadas pela língua e deglutidas". (AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. Cap.62. p. 646/7.)
Sobre a "Fisiologia da Deglutição", marque a alternativa com informação INCORRETA:
Alternativas
Q1761866 Fonoaudiologia
Analise as assertivas e, em seguida marque (V) verdadeiro ou (F) falso.
(__)Afasia pode ser definida como a perda ou redução da capacidade de processar linguagem como resultado de uma lesão cerebral. A avaliação sumária do defeito afásico pode e deve ser do domínio de todos os médicos, desde que atendem os doentes no Serviço de Urgência, até os que acompanham. Afasia pode se manifestar como dificuldade em: perceber mensagens faladas ou escritas, identificar imagens e objetos, comunicar através da fala, escrita e/ou do gesto. (__)Disfemia é um distúrbio da fala que se caracteriza pela interrupção do ritmo, mais ou menos brusca, da expressão verbal. A ruptura do discurso é acompanhada de outros sinais anormais que afetam funcionalmente a coordenação fono respiratória e o tono muscular, bem como respostas emocionais e negativas. (...) Embora tenham sido encontradas algumas anomalias de natureza disfuncional neurológica em indivíduos disfêmicos, não é possível determinar uma causa comum para todos, sendo a disfemia considerada uma síndrome complexa em que se combinam fatores predisponentes de ordem genética no plano neurológico e fatores adquiridos ao longo da aprendizagem social da fala. Passada a primeira infância, a disfemia caracteriza-se pelo surgimento de outros sinais anormais, reações, emocionais negativas e outras anomalias da condução verbal e motora. (__)As disfonias tem várias classificações dadas por vários autores, sob diferentes enfoques, mas para a prática clínica e fonoaudiológica podemos citar: disfonias funcionais simples (sem complicação laríngea) e disfonias funcionais complicadas (laringopatias funcionais). (__)Nódulos, pseudoquisto seroso, edema em fuso, edema crônico, pólipos, quisto mucoso de retenção, hemorragia submucosa, úlcera aritenoide estão relacionados com as disfonias funcionais complicadas.
Após análise, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1761867 Fonoaudiologia
Em conformidade com o Código de Ética do Fonoaudiólogo, Capítulo III, DOS DIREITOS GERAIS, marque a alternativa cujo(s) inciso(s) NÃO corresponde(m) ao Art.5º.
Alternativas
Q1761868 Fonoaudiologia
Analise as assertivas seguintes:
I.O palato forma-se a partir dos primórdios palatinos primário e secundário, apresentando, portanto, origens embriológicas diferentes. Seu desenvolvimento tem início no final da 5ª semana e se completa no final da 12ª semana. O período crítico nos seres humanos está compreendido entre o fim da 6ª semana e o início da 9ª semana. II.A orelha externa é composta pelo pavilhão que coleta sons e pelo meato auditivo externo (canal auditivo), o qual conduz os sons até a membrana do tímpano, que o separa da orelha média. III.Decomposição e codificação de um som complexo, uma questão que começou a ser respondida ainda no século XIX, por Von Helmholtz, refere-se ao mecanismo por meio do qual se codificam as diferentes frequências que compõem um som complexo. Devido à existência do período refratário, o limite máximo para a frequência de descarga de um neurônio é em torno de 1 kHz. Portanto, as frequências sonoras não podem ser codificadas exclusivamente pela frequência nos potenciais de ação nas fibras auditivas. IV.Cricotireoideo é um músculo par, insere-se na face externa do arco cricoideo e na banda inferior da cartilagem tireoide. É descrito como sendo formado por dois fascículos, mas com uma unidade funcional. Sua ação é tensionar as cordas vocais pela redução do espaço entre as cartilagens cricoides e tireoides. É inervado pelo nervo laríngeo superior. V.Topograficamente, a laringe pode ser dividida apenas em dois compartimentos: glótico e supraglótico.
Estão CORRETAS:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: C
5: D