Questões de Concurso Público Prefeitura de Guaraniaçu - PR 2024 para Farmacêutico-Bioquímico
Foram encontradas 8 questões
I. Prestar colaboração aos colegas que dela necessitem, assegurando-lhes consideração, apoio e solidariedade que reflitam a harmonia e o prestígio da categoria.
II. Tratar com incivilidade a sua equipe de trabalho. III. Empenhar-se em elevar e firmar seu próprio conceito, procurando manter a confiança dos membros da equipe de trabalho e dos destinatários do seu serviço.
Está CORRETO o que se afirma:
( ) Na poliglobulia primária, há um distúrbio intrínseco da medula óssea, herdado ou adquirido.
( ) A poliglobulia secundária é mediada pela produção aumentada de eritropoetina, ocorrendo como resposta fisiológica à hipóxia, ou como resultado de secreção inapropriada de eritropoetina, por um rim doente ou por um tumor.
(1) Hipersensibilidade do tipo I.
(2) Hipersensibilidade do tipo II.
(3) Hipersensibilidade do tipo III.
(4) Hipersensibilidade do tipo IV.
( ) Mediada por anticorpos IgM, IgG contra antígenos de superfície celular ou da matriz extracelular.
( ) Mediada por células T CD4+ (células Th1 e Th17), levando a inflamação mediada por citocina.
( ) Imunocomplexos de antígenos circulantes e anticorpos IgM ou IgG.
( ) Anticorpo IgE; células Th2.
( ) As amostras de fezes devem ser coletadas em um recipiente limpo, à prova d’água, com tampa de boa vedação. A quantidade de fezes necessária para pesquisa de parasitos é de 2 a 5g, o que equivale aproximadamente ao tamanho de uma noz. A contaminação por urina não interfere na identificação das formas parasitárias.
( ) Um ponto importante na análise parasitológica de amostras fecais é o tempo entre a coleta e o seu recebimento e exame no laboratório. Para verificar a motilidade de trofozoítos de protozoários, é necessária uma amostra fresca. O estádio de trofozoíto é sensível a mudanças ambientais e, ao ser eliminado do corpo, se desintegra rapidamente.
O ciclo de vida do protozoário do gênero Plasmodium, que provoca a malária, possui dois estágios: o estágio que ocorre no mosquito e outro no ser humano. A respeito do assunto, é CORRETO afirmar que:
I. Isolamento de Leptospira em cultura.
II. Visualização da Leptospira por imunofluorescência em amostra clínica.
III. Aumento em 4x, ou mais, nos títulos da reação de aglutinação para Leptospira em amostras de soro obtidas nas fases aguda e de convalescença, coletadas com intervalo de tempo igual ou maior do que 2 semanas, processadas no mesmo laboratório. Está CORRETO o que se afirma:
As letras A, B, C e D representam, respectivamente, os formatos de testes imunocromatográficos: