Questões de Concurso Público Prefeitura de Araruna - PR 2024 para Técnico de Enfermagem
Foram encontradas 9 questões
A respeito da Lei nº 8.080/1990 - Lei Orgânica da Saúde, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, e sobre a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.
( ) Detalha as seguintes matérias: a composição institucional do SUS, seus objetivos e atribuições gerais, princípios e diretrizes, forma de organização, direção e gestão, atribuições comuns e competências específicas de cada esfera político-administrativa da federação brasileira.
Sabe-se que o repouso prolongado no leito pode induzir o surgimento de complicações como tromboembolismo venoso, resistência à insulina, disfunção microvascular, inflamação sistêmica, lesões por pressão, pneumonias e atelectasias, infecções do trato urinário, ansiedade, depressão, redução da qualidade de vida, contraturas articulares e perda de massa muscular de até 2% ao dia durante as primeiras 2 a 3 semanas. Sobre a mobilização dos pacientes hospitalizados, assinalar a alternativa CORRETA.
A cistoscopia é uma ferramenta diagnóstica importante que fornece ao urologista informação valiosa concernente à condição urológica do paciente. Sobre os cuidados e o preparo desse paciente, assinalar a alternativa CORRETA.
O destaque dado ao hábito saudável de higienização das mãos deve-se aos índices elevados de infecções hospitalares. Considerada um dos maiores problemas dos serviços de saúde, por ser transmitida por pessoas, objetos ou equipamentos contaminados, a infecção hospitalar tem como principais fontes de transmissão as mãos dos profissionais de saúde. Em relação à higiene das mãos em serviços de saúde, analisar os itens.
I. A higienização das mãos é a principal estratégia para a prevenção e o controle da contaminação. Deve ser uma ação rotineira, pois sua negligência é um risco tanto para quem cuida como para quem é cuidado.
II. Higienizar as mãos com água e sabão nas seguintes situações: quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais; ao iniciar e terminar o turno de trabalho; antes e depois de ir ao banheiro; antes e depois das refeições; antes do preparo de alimentos; antes do preparo e da manipulação de medicamentos.
III. Higienizar as mãos com preparação alcoólica sob a forma gel ou líquida com 1 a 3% glicerina quando elas não estiverem visivelmente sujas, em todas as situações descritas a seguir: antes do contato com o paciente; após o contato com o paciente; antes de realizar procedimentos assistenciais e manipular dispositivos invasivos; antes de calçar luvas para inserção de dispositivos invasivos que não requeiram preparo cirúrgico; após risco de exposição a fluidos corporais; ao mudar de um sítio corporal contaminado para outro, limpo, durante o cuidado ao paciente.
Está CORRETO o que se afirma:
Atualmente, a oximetria de pulso é a modalidade de monitoração não invasiva mais presente na prática clínica. Sobre a oximetria de pulso, é CORRETO afirmar que:
Considerando-se as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) HPV.
(2) Sífilis.
(3) Gonorreia.
( ) Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés.
( ) Os homens podem apresentar ardor e esquentamento ao urinar, podendo haver corrimento ou pus, além de dor nos testículos.
( ) Pode ficar latente, sem manifestar sintomas a olho nu.
O crescente interesse na promoção, proteção e recuperação da saúde tem garantido à nutrição um papel fundamental na assistência à saúde. Os técnicos de enfermagem estão em uma posição privilegiada para avaliar o estado nutricional dos pacientes, incluindo a ingestão, o nível de aceitação da dieta, a resposta à terapêutica e a orientação da dietética. Sobre a terapia dietética e os padrões alterados de ingestão de alimentos e nutrientes que a fazem necessária, analisar os itens.
I. Na ausência da dentição, a quebra mecânica dos alimentos fica comprometida, razão pela qual a escolha e a consistência dos alimentos precisa ser revista pela nutrição.
II. Náuseas, vômitos ou diarreia prolongada podem causar perda acentuada de eletrólitos, tornando necessária a atenção na dieta associada aos medicamentos para que a homeostase seja reestabelecida.
III. Limitações ou incapacidade para se alimentar sozinho são consideradas alterações no padrão de ingestão alimentar.
Está CORRETO o que se afirma:
Associada à estrutura física e aos recursos tecnológicos, a terapêutica do cuidar, desenvolvida pela equipe de enfermagem, representa uma parcela expressiva da recuperação do paciente em ambiente hospitalar. Para que o ambiente hospitalar seja terapêutico, são necessários profissionais de saúde que desenvolvam ações que promovam o conforto diário dos pacientes. Sobre os cuidados com a pele do paciente, analisar os itens.
I. Os técnicos de enfermagem, entendendo que a idade interfere em diferentes aspectos da pele, devem estabelecer um procedimento técnico para a higiene corporal individualizada considerando a necessidade de cada paciente.
II. A pele reflete o bom estado geral do organismo. Ao avaliar a pele, deve-se considerar a idade, porque alguns tipos de pele não necessitam de nutrição e hidratação.
Está CORRETO o que se afirma:
Em pacientes internados, ambulatoriais e de pronto atendimento com colostomia ou ileostomia, é necessário que se faça o esvaziamento e higienização da bolsa, conforme o caso. O esvaziamento e a higienização regular da bolsa coletora aumentam sua durabilidade, promovem conforto para o paciente e evita constrangimentos. Sobre os cuidados e recomendações aos profissionais de saúde no manuseio e observações de bolsas coletoras, analisar os itens.
I. A bolsa coletora deve ser esvaziada sempre que o efluente atingir 1/3 ou, no máximo, metade da sua capacidade, e também para eliminação de gases.
II. O efluente de ileostomia e de colostomia direita deve ser quantificado em volume, principalmente nos primeiros dias do pós-operatório, para cálculo de reposição líquida e eletrólitos.
III. Não é necessário o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) pelos profissionais de saúde na realização da troca ou esvaziamento da bolsa coletora, pois o procedimento não é estéril.
Está CORRETO o que se afirma: