Questões de Concurso Público Prefeitura de Itaipulândia - PR 2023 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 11 questões

Q3599513 Fisioterapia
Em conformidade com o Código de Ética Profissional, o Fisioterapeuta pode deixar de cobrar honorários por assistência prestada a(à):

I. Ascendente, descendente, colateral, afim ou pessoa que viva sob sua dependência econômica.
II. Colega ou pessoa que viva sob a dependência econômica deste, ressalvado o recebimento do valor do material porventura despendido na prestação da assistência.
III. Pessoa reconhecidamente hipossuficiente de recursos econômicos.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q3599514 Fisioterapia
A respeito da fisioterapia aquática em pacientes amputados, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_) É possível trabalhar na água ortostatismo e descarga de peso no membro protetizado, facilitados pela ação do empuxo e pela viscosidade.
(_) Na fase protética, todos esses objetivos são necessários, e é preciso pensar também na importância do formato do membro residual (coto), que deve ser cônico.
(_) Em imersão, a pressão hidrostática auxilia exercendo menor compressão distalmente ao membro residual e aumentando proximalmente.
Alternativas
Q3599515 Fisioterapia
Em relação às fraturas, assinalar a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3599516 Fisioterapia
Em conformidade com SARMENTO, são cuidados essenciais no posicionamento terapêutico do paciente adulto, pediátrico e neonato hospitalizado, EXCETO: 
Alternativas
Q3599517 Fisioterapia
Em conformidade com KISNER e COLBY, as contraindicações à terapia aquática incluem qualquer situação que crie a possibilidade de efeitos adversos para o paciente ou para o ambiente aquático. Esses fatores incluem:

I. Insuficiência cardíaca incipiente e angina estável.
II. Menstruação com proteção interna.
III. Infecções ou doenças transmissíveis pela água e pelo ar (exemplos incluem gripe, infecções gastrintestinais, febre tifoide, cólera e poliomielite).
IV. Disfunção respiratória; capacidade vital abaixo de 1 litro.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q3599518 Fisioterapia
Considerando-se as manobras básicas para avaliação da neurodinâmica, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Teste da tensão para o nervo radial.
(2) Teste de inclinação anterior (slump test).
(3) Teste da tensão para o nervo mediano.

(_) Solicita-se ao paciente que realize a flexão de tronco sobre o quadril, ativando voluntariamente a contração dos músculos abdominais para aumentar a tensão sobre a coluna torácica e lombar, enquanto a coluna cervical se encontra neutra.
(_) Esta técnica é bastante efetiva para o tratamento e a avaliação da síndrome do túnel do carpo.
(_) Serve para avaliar a dinâmica do sistema nervoso central e periférico, desde a cabeça, ao longo da medula espinhal, até o pé, por meio do trato ciático.
(_) É útil para examinar desordens cervicais, torácicas e dos membros superiores nas condições que apresentam sintomas na região do punho, da mão, do pescoço, da cabeça e da coluna torácica. Umas das sensações relatadas pelos pacientes inclui parestesia nos três primeiros dedos. 
Alternativas
Q3599519 Fisioterapia
A respeito dos movimentos para teste dos miótomos dos quadrantes superior e inferior, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_) Ao testar os movimentos de flexão cervical, flexão cervical lateral, elevação escapular, abdução do ombro, flexão do cotovelo e extensão do punho e extensão do cotovelo e flexão do punho, estamos analisando a integridade dos miótomos de C1-C2, C3, C4, C5, C6 e C7, respectivamente.
(_) Os miótomos de L1 e L2 são testados com o movimento de flexão do quadril.
(_) O miótomo de S1 é testado com o movimento de dorsiflexão do tornozelo.
Alternativas
Q3599520 Fisioterapia
Considerando-se a doença arterial coronariana e a angina, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Angina estável.
(2) Angina instável.
(3) Infarto agudo do miocárdio.

(_) Embora a isquemia seja atribuída a uma obstrução parcial da artéria coronária, esta condição de saúde pode resultar de uma oclusão completa do vaso. Essa oclusão costuma ocorrer por conta de uma ruptura de alguma placa vulnerável, com a consequente formação de trombo.
(_) Conhecida algumas vezes como angina pré-infarto ou angina em crescendo, tipicamente ocorre em repouso, sem qualquer fator precipitante evidente ou com mínimo esforço.
(_) A angina ocorre durante o exercício ou atividade física e diminui com o repouso. A dor torácica se manifesta a uma determinada intensidade do exercício quando a demanda de oxigênio ao miocárdio excede o aporte sanguíneo para esse músculo cardíaco.
(_) O paciente frequentemente descreve a sensação de dor como uma intensidade abaixo de 5/10, o que melhora para 0/10 quando o aporte de oxigênio é capaz de equilibrar a demanda.
Alternativas
Q3599521 Fisioterapia
Em relação à estimulação elétrica funcional em pacientes neurológicos, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3599522 Fisioterapia
De acordo com TORTORA, sobre o sistema respiratório, analisar os itens abaixo:

I. As células septais são células epiteliais cilíndricas com cílios, que produzem o fator surfactante. Ele diminui a tensão superficial, impedindo, assim, o colapso pulmonar.
II. Os macrófagos alveolares são células fagocíticas que removem as partículas de pó e resíduos dos espaços alveolares.
Alternativas
Q3599523 Fisioterapia
É uma medida bastante usada para mensurar os sintomas e a incapacidade física, originalmente desenvolvido para pessoas com osteoartrite do quadril e do joelho. O instrumento, o qual permite acompanhar a efetividade de intervenções em reabilitação musculoesquelética, avalia três dimensões: dor, rigidez e função física. A descrição refere-se à(ao):
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: D
5: C
6: C
7: A
8: B
9: C
10: C
11: A