Questões de Concurso Público Prefeitura de Itabuna - BA 2023 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 12 questões

Q2261764 Fisioterapia
Para o exercício profissional da Fisioterapia, é obrigatória a inscrição no Conselho Regional da circunscrição em que atuar, na forma da legislação em vigor, mantendo-se obrigatoriamente seus dados cadastrais atualizados junto ao sistema COFFITO/CREFITOS. A respeito das responsabilidades do Fisioterapeuta, analisar as afirmações a seguir:
I. O fisioterapeuta deve portar sua identificação profissional sempre que em exercício.
II. A atualização cadastral deve ocorrer minimamente a cada ano, respeitadas as regras específicas quanto ao recadastramento nacional.
III. O Fisioterapeuta avalia sua capacidade técnica e somente aceita atribuição ou assume encargo quando capaz de desempenho seguro para o cliente/paciente/usuário, em respeito aos direitos humanos.
Está(ão) CORRETO(S): 
Alternativas
Q2261771 Fisioterapia
Paciente masculino, de 62 anos de idade, tem história de doença de Parkinson. Desde o diagnóstico, ele relata declínio progressivo do nível de atividade funcional. Aposentado há 3 anos (piloto de avião), vive com a esposa em casa térrea. Possui 4 filhos, que não moram com ele. Utiliza L-dopa como medicamento contínuo. Ao exame, observa-se movimentos com redução de amplitude e lentidão; resistência uniforme, constante, é sentida quando os membros são movidos passivamente (paciente relata uma sensação geral de “rigidez”). São observados movimentos oscilatórios, rítmicos, involuntários nas extremidades dos membros superiores em repouso. Relata incidência regular de quedas (2 a 3 vezes por semana); equilíbrio em pé é facilmente perdido, com tendência para cair sem reagir; dificuldade para mudar a direção do movimento ou interromper um movimento. Possui, ainda, dificuldade para pequenas ações, tais como abotoar camisas, usar talheres e escrever. Apresenta, também, dificuldade para a transição de movimentos, como levantar da cadeira e passar de decúbito ventral para dorsal. Referente ao caso descrito, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Referente ao “movimento diminuído e mais lento”, podemos caracterizar como bradicinesia.
( ) Para avaliar o equilíbrio e a coordenação, podemos utilizar o teste de Mingazzini para membros inferiores. ( ) Podemos classificar a “resistência uniforme constante ao movimento passivo” como hipertonia em sinal de “roda denteada”.

( ) Para avaliação funcional da marcha, podemos iniciar solicitando para o paciente permanecer em pé, com os pés unidos (base estreita), e, após, solicitar andar ao longo de uma linha reta, alternando a velocidade da mesma. 
Alternativas
Q2261772 Fisioterapia
Sobre as fases de reabilitação cardiovascular, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Fase I: é a fase aguda, período de internação hospitalar que se inicia após o paciente estar compensado clinicamente; termina com a alta. O objetivo principal é minimizar os efeitos deletérios do repouso no leito, permitindo, assim, que, no momento da alta hospitalar, o paciente esteja com as melhores condições físicas e psicológicas possíveis. As atividades realizadas devem ser leves e de baixa intensidade: frequência cardíaca (FC) até 20bpm acima da FC de repouso e sensação subjetiva de esforço com pontuação 11 a 13 na escala de Borg. ( ) Fase II: tem como principais objetivos proporcionar continuidade do programa de reabilitação com segurança, aumentar a capacidade física, avaliar as repostas cardiovasculares ao esforço, ensinar técnicas de automonitorização e aumentar o conhecimento do paciente sobre sua doença.
( ) Fase III: é a fase de manutenção a longo prazo da reabilitação cardiovascular. Tendo os mesmos objetivos da fase anterior. Considerando-se que, nessa fase, o paciente já tenha atingido um nível mais alto de condicionamento e requer menos supervisão e monitorização, pode-se realizar uma maior variedade de modalidades de exercício, inclusive atividades esportivas recreativas.
( ) Fase IV: É a fase crônica da reabilitação, que tem duração de 6 a 24 meses. Os objetivos são alcançar e/ou manter os efeitos fisiológicos da reabilitação cardiovascular. 
Alternativas
Q2261773 Fisioterapia
Sobre a tenossinovite de De Quervain e a abordagem fisioterapêutica, analisar os itens abaixo:
I. A tenossinovite de De Quervain é a tendinopatia mais frequente na região de punho e mão e acomete mais mulheres em idade laboral (35 a 55 anos) ou no terceiro trimestre gestacional e no puerpério.
II. A queixa mais comum na tenossinovite de De Quervain é a dor na região radial do punho, podendo irradiar para o polegar ou o antebraço.
III. A órtese estática de punho em posição neutra e polegar em abdução palmar é uma das principais abordagens terapêuticas.
IV. Os pacientes devem ser orientados quanto a modificações ergonômicas, com ênfase para minimizar a realização de desvio ulnar durante as atividades diárias.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2261774 Fisioterapia
A respeito de técnicas de recuperação neuromuscular em pacientes após acidente vascular encefálico, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Treinamento específico da tarefa. (2) Terapia de contensão induzida.

( ) A fracionalização, a segmentação e a simplificação são formas de conduzir essa intervenção. ( ) É uma abordagem comportamental que foca na melhora e no aumento do uso do membro parético em pessoas que apresentam o uso assimétrico dos membros. ( ) Algumas das respostas associadas a essa técnica são melhora do equilíbrio corporal e do desempenho em atividades que envolvam a transição de sentado para em pé e aprimoramento de tarefas relativas a alcance e manipulação de objetos. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: D
4: E
5: B