Questões de Concurso Público Prefeitura de Itabuna - BA 2023 para Engenheiro Ambiental

Foram encontradas 3 questões

Q2261858 Engenharia Ambiental e Sanitária
“A Polícia Ambiental multou uma fazendeira em mais de R$ 300 mil por pisoteio de gado em área de preservação permanente nesta sexta-feira (3), em Guaiçara (SP)”. (Fonte: G1 — adaptado.)
A notícia acima, veiculada pelo portal G1, se refere a uma violação da Resolução CONAMA nº 369/2006. Com relação aos casos excepcionais em que o órgão ambiental competente pode autorizar a intervenção ou supressão de vegetação em Área de Preservação Permanente (APP) para a implantação de obras, planos, atividades ou projetos de utilidade pública ou interesse social, ou para a realização de ações consideradas eventuais e de baixo impacto ambiental, analisar os itens abaixo:
I. A autorização de intervenção ou supressão de vegetação em APP depende da comprovação pelo empreendedor do cumprimento integral das obrigações vencidas nestas áreas.
II. As atividades de preparo e emprego das Forças Armadas para o cumprimento de sua missão constitucional, desenvolvidas em área militar.
III. O plantio de espécies nativas com a finalidade de recuperação de APP, respeitadas as obrigações anteriormente acordadas, se existentes, e as normas e requisitos técnicos aplicáveis.
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2261862 Engenharia Ambiental e Sanitária
A recuperação de áreas degradadas tem por objetivo fornecer ao ambiente degradado condições favoráveis à reestruturação da vida em um ambiente que não tem condições físicas, químicas e/ou biológicas de se regenerar por si só. Por meio de obras no terreno, como a construção de terraços, banquetas, etc., ou, ainda, da implantação de espécies vegetais, pode-se conduzir a recuperação de uma área degradada. A respeito da recuperação de áreas degradadas, analisar os itens abaixo:
I. Restauração: retorno completo da área degradada às condições existentes antes da degradação, ou a um estado intermediário estável. Neste caso, a recuperação se opera de forma natural (resiliência), uma vez eliminados os fatores de degradação.
II. Reabilitação: retorno da área degradada a um estado intermediário da condição original, havendo a necessidade de uma intervenção antrópica.
III. Redefinição ou redestinação: recuperação da área com vistas ao uso/destinação diferente da situação preexistente, havendo a necessidade de uma forte intervenção antrópica.
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2261863 Engenharia Ambiental e Sanitária
Pode-se poluir um corpo d’água sem necessariamente contaminá-lo, mas a ocorrência da contaminação como consequência de alguma ação antrópica estará sempre associada à poluição. Sobre as alterações nas características das águas subterrâneas, analisar os itens abaixo:
I. Como o nitrato tem alta mobilidade tanto em solos saturados quanto insaturados, por ser solúvel em água, não se ligar a partículas do solo e apresentar carga negativa (NO3 - ), tornou-se um dos principais poluentes das águas subterrâneas.
II. Os fatores intervenientes na probabilidade da presença de agrotóxicos em mananciais subterrâneos podem ser hierarquizados da seguinte forma: uso intensivo na área do manancial > recarga no aquífero > permeabilidade do solo > solos cársticos ou não consolidados > tipo de escavação do poço > profundidade do poço > selamento do poço.
III. Relacionada à agricultura, de forma geral, há um retardo de quinze dias, após a aplicação do fertilizante, para que os nitratos atinjam o lençol freático.
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C