Questões de Concurso Público Prefeitura de Itabuna - BA 2023 para Biomédico

Foram encontradas 2 questões

Q2273674 Biomedicina - Análises Clínicas
Os microrganismos compreendem um vasto grupo de seres de tamanho microscópico que podem viver em vida livre ou habitar no organismo de hospedeiros, podendo provocar enfermidades. No contexto de microrganismos patogênicos para o homem, as bactérias, parasitas e vírus merecem atenção para temas relacionados à saúde pública com foco no controle e disseminação de doenças. Considerando-se as características morfofuncionais e patogênicas específicas a cada grupo de microrganismos citados anteriormente, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Bactérias. (2) Parasitas. (3) Vírus.

( ) Permitem a distinção estrutural de sua parede celular pela coloração de Gram.
( ) São parasitas intracelulares obrigatórios.
( ) Produzem lipopolissacarídeo (LPS), uma endotoxina responsável por várias características das doenças, como a febre.
( ) Possuem material genético composto por DNA de fita simples ou por RNA de fita simples ou fita dupla.
( ) Apresentam duas formas distintas: protozoários unicelulares e metazoários multicelulares.
Alternativas
Q2273687 Biomedicina - Análises Clínicas
Candida auris é um fungo identificado pela primeira vez no Japão, em 2009. Desde então, espalhou-se por todos os continentes. No Brasil, chegou em 2020. Ele é caracterizado pela comunidade científica como um fungo mais resistente a medicamentos do que os outros.

Imagem associada para resolução da questão

“Entre 2021 e 2022, o surto de Candida auris no Recife foi o maior já registrado no país, com 48 notificações. Geralmente, não há manifestação clínica da presença do superfungo no paciente que está ‘colonizado’. Nesta fase, não há sintomas. Mas um machucado, uma ferida na pele ou o uso de cateter no hospital pode permitir que ele entre no corpo, atinja a corrente sanguínea e provoque uma infecção. Em casos graves, pode prejudicar órgãos como o coração e o cérebro. Em último caso, podem levar à sepse, uma infecção generalizada capaz de matar”. (Fonte: Portal G1 — adaptado.)

Considerando-se que as formas de prevenção de disseminação do patógeno incluem higiene de mãos, uso adequado de equipamentos de proteção e limpeza do local em que os pacientes estão infectados, qual dos procedimentos abaixo é indicado para a inativação do patógeno em questão, a fim de assegurar a qualidade assistencial e zelar pela segurança do paciente em um hospital com surto de C. auris?
Alternativas
Respostas
1: E
2: B