Questões de Concurso Público Prefeitura de Doutor Ricardo - RS 2023 para Médico Veterinário

Foram encontradas 5 questões

Q2302438 Veterinária
Os dissociativos são medicamentos extensamente utilizados por serem fármacos seguros no que diz respeito aos efeitos sobre o sistema respiratório e circulatório; entretanto, não é por serem limitados que os efeitos deletérios são menos importantes. Sobre uso de dissociativos em animais domésticos, analisar os itens abaixo:

I. Os dissociativos podem ser indicados em paciente em estado de choque pelo incremento no sistema cardiovascular e porque atuam também inibindo fatores que controlam a liberação de citocinas pró-inflamatórias.
II. A recuperação de animais medicados com dissociativos, principalmente os submetidos à manutenção com estes agentes, é muito ruim, com excitação, vocalização, alucinações e sialorreia. Caninos e felinos apresentam recuperação agitada em quase todos os usos de dissociativos. Nestes casos, deve-se estar preparado para tranquilização transoperatória.
III. O uso de dissociativos requer cuidado nos animais cardiopatas, principalmente ao se avaliar se há taquicardia compensatória, e nos animais portadores de doenças hipertróficas, em que a hipóxia pode ser nefasta.
IV. A recuperação de animais medicados com dissociativos deve ser tranquila, em local silencioso e com pouca estimulação luminosa.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2302443 Veterinária
Com relação às enfermidades que afetam os suínos, estas são organizadas em dois grupos: as que afetam basicamente os suínos e as que afetam os suínos e outras espécies. Com base nessa organização, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Doenças que afetam basicamente os suínos.
(2) Doenças que afetam os suínos e outras espécies.

( ) Doença vesicular do suíno.
( ) Encefalite pelo vírus Nipah.
( ) Doença de Aujeszky.
( ) Triquinelose.
( ) Febre aftosa. 
Alternativas
Q2302445 Veterinária
Sobre o colostro nas diferentes espécies, analisar os itens abaixo:

I. Nos caninos, a IgM predomina no colostro e no leite.
II. Em suínos e equinos, a IgG predomina no colostro, mas sua concentração cai rapidamente durante a lactação; assim, há predominância de IgA no leite.
III. Nos ruminantes, a IgG é a imunoglobulina predominante tanto no leite quanto no colostro.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2302448 Veterinária
Considerando-se as glândulas mamárias dos suínos, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

As glândulas mamárias nos suínos estão distribuídas em duas fileiras paralelas ao longo da porção _________ do corpo e se estendem da região _________ até a região _________. As tetas situadas na área caudal são geralmente ____________, e as craniais são as que _________ produzem leite.
Alternativas
Q2302451 Veterinária
A estrongilose é uma doença comum em equinos, com distribuição cosmopolita, e causa morte quando medidas de controle são negligenciadas. Em áreas com invernos frios e verões de temperatura branda, o pico de deposição de ovos ocorre na primavera e permanece alto ao longo do verão. A etiologia da estrongilose em equinos consiste em duas subfamílias de nematódeos, os Strongylinae (grandes estrôngilos) e os Cyathostominae (pequenos estrôngilos). Em relação à epidemiologia da estrongilose equina, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: C
2: X
3: D
4: C
5: A