Questões de Concurso Público Prefeitura de Canoas - RS 2023 para Médico Veterinário

Foram encontradas 6 questões

Q2232251 Veterinária
A anfotericina B é ainda o antifúngico mais frequentemente utilizado no tratamento de infecções fúngicas sistêmicas. A principal via de administração é a via intravenosa, sendo o medicamento diluído em uma solução diluente. Entretanto, há incompatibilidade farmacêutica entre a anfotericina B e a:
Alternativas
Q2232253 Veterinária
Em cães, a lesão renal aguda isquêmica decorre da redução da perfusão sanguínea renal determinada por fator hemodinâmico pré-renal ou intrarrenal. Essa lesão pode ser decorrente do uso de alguns medicamentos, como:
Alternativas
Q2232258 Veterinária
Um produtor de bovinos de corte contata Pedro, que é Médico Veterinário, para resolver um problema de sua propriedade. Ele relata que a maioria de seus animais não está ganhando o peso esperado, sendo que alguns até estão apresentando perda de peso. Em relação ao último lote que enviou para o abate, o frigorífico relatou que não pôde aproveitar o rúmen dos animais devido à grande quantidade de parasitas cônicos, espessos e carnudos que estavam no rúmen. Diante do exposto, a indicação mais adequada para o controle desse parasita é: 
Alternativas
Q2232269 Veterinária
 Sobre os miorrelaxantes de ação central, incluem-se os medicamentos capazes de produzir relaxamento muscular por ação medulo-espinhal. Esses agentes, em geral, são empregados na terapêutica da espasticidade muscular ou em espasmos musculares agudos pós-traumas, sendo miorrelaxantes auxiliares em reduções de fraturas ou até para simples contenções farmacológicas. Sobre os miorrelaxantes utilizados na espécie equina, analisar os itens abaixo:
I. O éter glicerilguaiacólico é muito utilizado nessa espécie, e as doses comumente usadas variam de 200 a 250mg/kg em soluções a 10%, pois concentrações superiores podem causar hemólise extravascular.
II. O cloridrato de xilazina apresenta uma ligeira bradicardia e redução do volume corrente.
III. O cloridrato de detomidina é uma substância antagonista alfa-2-adrenoceptora, sendo o mais potente analgésico quando aplicado por via intravenosa de 20 a 40mg/kg, e provoca um período de latência de 3 a 5 minutos e um período hábil hipnoanalgésico de 50 a 60 minutos.
IV. A romifidina, ou monocloridrato de 2 bromo-6 fluorimidazolidenbenzamina, é um agonista alfa-2 empregado em equinos de ação central com período hábil de sedação de 40 a 50 minutos.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2232275 Veterinária
Os glicosídeos cardíacos, também denominados digitálicos, são medicamentos utilizados no tratamento de arritmias e de insuficiência cardíaca. A digitoxina é recomendada para cães, sendo que a dose varia de acordo com o porte do animal. Sobre o mecanismo de ação da digitoxina para tratamento de insuficiência cardíaca nessa espécie, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: C
5: D