Questões de Concurso Público Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP 2023 para Residência Multiprofissional em Saúde - Fisioterapia

Foram encontradas 5 questões

Q2043502 Fisioterapia
Sobre o tratamento fisioterapêutico nas fraturas de fêmur, analisar os itens abaixo:
I. A abordagem fisioterapêutica no pós-operatório de fratura do colo do fêmur deve ser precoce, visto que melhora a mobilidade e a independência funcional do idoso.
II. Os exercícios que estimulam a descarga de peso dentro das primeiras 48 horas de pós-operatório têm mostrado inúmeros benefícios em pacientes jovens.
III. Os exercícios que estimulam a descarga de peso dentro das primeiras 48 horas de pós-operatório têm mostrado inúmeros benefícios em idosos.
IV. Na reabilitação após a alta hospitalar, os exercícios em cadeira cinética fechada têm se mostrado superiores aos exercícios em cadeia cinética aberta, com melhor equilíbrio e desempenho funcional.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2043510 Fisioterapia
Sobre a abordagem fisioterapêutica do paciente após fratura da extremidade distal do rádio, analisar os itens abaixo:
I. A medida de força de preensão palmar deverá ser realizada por meio de dinamometria isométrica seis a oito semanas após a fratura, desde que a consolidação óssea permita que o paciente realize carga no segmento afetado.
II. O treino sensório-motor em cadeia aberta e fechada é implementado a depender da fase de consolidação da fratura.
III. Em pacientes que receberam tratamento não cirúrgico, os exercícios ativos e passivos para ganho e manutenção da amplitude de movimento dos dedos, do cotovelo e do ombro deverão ser evitados.
IV. A síndrome da dor complexa regional é considerada uma das maiores complicações decorrentes de fraturas do rádio distal, sendo observada somente após o tratamento cirúrgico.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2043532 Fisioterapia
Considerando-se as principais síndromes clínicas das lesões medulares, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Cauda equina. (2) Cone medular. (3) Medular anterior. (4) Medular posterior.
(_) Lesão medular incompleta que provoca perda da motricidade voluntária e da sensibilidade dolorosa, com preservação da sensibilidade tátil e vibratória (lesão da artéria espinhal anterior).
(_) Lesão medular incompleta que provoca perda da sensibilidade tátil e vibratória, com preservação da motricidade e sensibilidade dolorosa (fratura de lâmina ou hematoma posterior isolado).
(_) Lesão do cone medular (cordão sacral) que resulta em arreflexia, ausência de sensibilidade perineal, perda do controle de esfíncteres e alteração motora distal em MMII.
(_) Lesão das raízes nervosas lombares dentro do canal medular que provoca paralisia flácida e arreflexia (vesical, intestinal e membros inferiores - MMII).
Alternativas
Q2043535 Fisioterapia
Sobre as órteses de tornozelo e pé (OTP), analisar a sentença abaixo:
Os candidatos principais para OTP são aqueles com neuropatia periférica, especialmente lesões fibulares e hemiplegia. Aqueles com arrastar do pé podem ser equipados com uma OTP com retenção posterior. Esse desenho, no entanto, tende a fazer com que o joelho flexione excessivamente na posição inicial, quando a flexão plantar controlada é normalmente conseguida (1ª parte). Na falta da flexão plantar, o paciente pode fletir o joelho para efetuar a posição do pé plano. A alternativa é um salto de sapato resistente ou uma OTP com uma lâmina elástica anterior de plástico ou um auxiliar de plantiflexão de mola de metal, sendo que ambos permitem controlada dorsiflexão plantar no início da fase de apoio, para reduzir a tensão no joelho (2ª parte).
A sentença está:
Alternativas
Q2043543 Fisioterapia
Em relação às órteses para escoliose, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: B
5: A