Questões de Concurso Público Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP 2023 para Residência Multiprofissional em Saúde - Enfermagem

Foram encontradas 7 questões

Q2029066 Enfermagem
A Infecção Relacionada à Assistência em Saúde (IRAS) é definida como qualquer infecção adquirida enquanto a pessoa está internada no hospital, podendo se manifestar ainda durante a internação, ou após a alta, desde que seja relacionada com a internação ou com os procedimentos realizados no hospital. A infecção do trato urinário (ITU) é uma das causas prevalentes de IRAS de grande potencial preventivo, visto que a maioria é decorrente de: 
Alternativas
Q2029067 Enfermagem
O paciente que é internado tem o risco de adquirir uma infecção no hospital, também chamada infecção nosocomial.
É uma medida que contribui para a prevenção da transmissão de microrganismos decorrentes da principal via de transmissão durante a assistência prestada aos pacientes
Alternativas
Q2029078 Enfermagem
Uma das causas mais frequentes dos elevados índices de morbidade e mortalidade nas UTIs é, indiscutivelmente, a infecção. O paciente grave hospitalizado em UTI fica constantemente exposto a diversos riscos que podem contribuir para agravar muito seu estado de saúde. A respeito dos fatores que favorecem as infecções nas UTIs, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) As más condições gerais do paciente, que desencadeiam a diminuição das defesas orgânicas, favorecem, de modo significativo, a disseminação de patógenos.
(_) As mudanças na constituição da flora normal do organismo, resultado da gravidade do estado do paciente, assim como a contaminação gerada pelos microrganismos encontrados no meio ambiente hospitalar, favorecem a instalação de processos infecciosos.
(_) As pneumonias associadas à assistência à saúde são normalmente de origem aspirativa, com mais frequência relacionadas a microaspirações silenciosas de secreções de vias aéreas superiores, material exógeno contaminado e refluxo gástrico.
Alternativas
Q2029100 Enfermagem
Diariamente, muitos estabelecimentos de saúde lidam com diferentes questões que envolvem Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e as diferentes maneiras de prevenção e controle. Na tentativa de elucidar essas questões, é necessário que se compreenda a variedade de conceitos epidemiológicos para a análise diagnóstica das principais causas de IRAS. Considerando-se os principais conceitos e classificação das IRAS, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Colonização. (2) Contaminação. (3) Infecção.
(_) Presença de agente infeccioso em uma superfície, fluido ou material.
(_) Multiplicação de um microrganismo em um ou vários locais anatômicos, sem evidência de infecção.
(_) Invasão e multiplicação de microrganismos no hospedeiro que podem causar doenças ou afecções.
(_) Adquirida em um intervalo de 48 a 72h após a admissão do paciente no estabelecimento de saúde.
Alternativas
Q2029101 Enfermagem
As infecções decorrentes de procedimentos cirúrgicos que se manifestam em órgãos e tecidos manipulados até 90 dias após a cirurgia são denominadas Infecções do Sítio Cirúrgico (ISCs). Sobre os critérios diagnósticos para a identificação das ISCs, analisar os itens abaixo:
I. Como complicações dos procedimentos cirúrgicos, as ISCs podem acometer o local de incisão ou tecidos profundos do sítio cirúrgico, chegando até órgãos ou cavidades manipuladas durante o procedimento, sendo classificadas de acordo com o tecido envolvido.
II. A ISC incisional superficial envolve a pele e o tecido subcutâneo do local da incisão.
III. A infecção superficial incisional primária do sítio cirúrgico é identificada na incisão primária em um paciente em que, durante uma operação, foi realizada uma ou mais incisões.

Está(ão) CORRETO(S): 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: B
5: D