Questões de Concurso Público Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP 2023 para Residência Médica - Pediatria Com Pré-Requisito

Foram encontradas 14 questões

Q2035406 Medicina
Paciente feminina, 12 anos de idade, vai à consulta pediátrica com queixas de corrimento vaginal, ardência, vermelhidão, coceira e odor. Nega ter tido a menarca e relata que nunca teve relações sexuais. Em relação ao caso descrito e à ginecologia juvenil, analisar os itens abaixo:
I. A vulvovaginite, hipótese diagnóstica do caso, está comumente associada à higiene fecal e urinária inadequadas, e alterações cutâneas vulvares, como escoriações, edema e eritema, também podem ser observadas.
II. Os sintomas relatados pela paciente são característicos da vulvovaginite, que é a inflamação da vagina ou da vulva, mas é necessário que se faça o diagnóstico diferencial com secreções fisiológicas que surgem no início da puberdade.
III. A vagina é rosada e úmida na puberdade, chega a 11,5cm de comprimento e, nessa época, forma-se o fundo de saco posterior.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2035419 Medicina
Sobre o desenvolvimento da criança, analisar os itens abaixo:
I. Se a criança não for estimulada ou motivada no devido momento, ela poderá superar o atraso do seu desenvolvimento à medida que vai crescendo e se adequando ao meio onde vive.
II. A maior parte dos traços de desenvolvimento da criança é de origem multifatorial e representa a interação entre a herança genética e os fatores ambientais.
III. O baixo peso ao nascer e a prematuridade são eventos que aumentam o risco da criança para alterações globais em seu desenvolvimento, podendo, contudo, evoluir durante os primeiros dois anos de vida para padrões de normalidade na maioria dos casos.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2035420 Medicina
Sobre a atenção à saúde da criança, analisar os itens abaixo:
I. O Programa Nacional de Suplementação de Ferro recomenda suplementação a todas as crianças de 0 a 24 meses (a partir dos quatro meses para as que estiverem em aleitamento materno exclusivo).
II. Os pais e cuidadores devem ser alertados quanto ao risco de morte súbita de crianças no primeiro ano de vida, sobretudo nos primeiros 6 meses. Eles devem receber a orientação de que a melhor maneira de prevenir casos assim é colocando a criança para dormir de “barriga para cima” (posição supina) e não de lado ou de bruços.
III. A triagem auditiva neonatal (TAN), mais conhecida como teste da orelhinha, é uma avaliação que objetiva detectar o mais precocemente possível a perda auditiva congênita e/ou adquirida no período neonatal.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2035422 Medicina
Sobre as características das meningites bacterianas, analisar os itens abaixo:
I. O período de incubação é, em geral, de 10 a 20 dias, e em média, de 15 a 16 dias, mas pode haver alguma variação em função do agente etiológico responsável.
II. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe.
III. O Streptococcus agalactie é o principal causador da doença no Brasil.
IV. As crianças menores de cinco anos, principalmente as menores de um ano, e pessoas maiores de 60 anos são mais suscetíveis à doença.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2035423 Medicina
A respeito da meningite meningocócica, analisar os itens abaixo:
I. É a forma mais frequente de doença meningocócica invasiva.
II. Em lactentes com meningite, a pesquisa de sinais meníngeos é extremamente difícil e a rigidez de nuca nem sempre está presente.
III. Em lactentes jovens, sobretudo no período neonatal, a suspeita de meningite torna-se notadamente mais evidente, pois a febre e a icterícia estão sempre presentes.
IV. A ocorrência da meningite meningocócica, assim como a presença de sinais neurológicos focais, é menos frequente que nas meningites por pneumococo ou por Haemophilus influenzae sorotipo B.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: D
5: D