Questões de Concurso Público Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP 2023 para Residência Médica - Pediatria Com Pré-Requisito

Foram encontradas 9 questões

Q2035382 Medicina
A bronquiolite viral aguda é uma das principais causas de internação em lactentes. Sobre as bronquiolites, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2035405 Medicina
Sobre as doenças respiratórias na população pediátrica, analisar os itens abaixo:
I. A fibrose cística é uma doença monogênica autossômica recessiva, decorrente da ausência ou do efeito qualitativo/quantitativo da proteína CFTR, que funciona na regulação da permeabilidade do íon cloreto e de bicarbonato em células epiteliais.
II. A bronquiolite viral aguda é uma doença inflamatória específica que afeta as vias aéreas de grande calibre, promovendo impactação do muco intraluminal, e o seu agente etiológico mais comum é vírus da influenza.
III. A principal infecção respiratória aguda do parênquima pulmonar é a pneumonia adquirida na comunidade, ou seja, quando há a presença de sinais e sintomas de pneumonia em criança previamente saudável, devido à infecção contraída fora do hospital.
IV. As doenças da traqueia e dos brônquios podem ser congênitas ou adquiridas e, dentre as adquiridas, as lesões traqueobrônquicas secundárias à intubação traqueal são as mais frequentes, enquanto, nas congênitas, a traqueomalácia é a mais comum.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2035428 Medicina
Crianças com sibilância frequente (ao menos quatro episódios no ano anterior) e, pelo menos, um fator de risco maior (pais com asma ou criança com dermatite atópica) ou dois menores (rinite alérgica, eosinofilia ou sibilância na ausência de infecções virais) são consideradas de maior risco para o desenvolvimento de asma. Sobre os medicamentos disponíveis para o tratamento da asma, analisar os itens abaixo:
I. Os beta2-agonistas de curta duração são os broncodilatadores mais efetivos e seguros.
II. A teofilina e a aminofilina têm potente ação broncodilatadora, com baixo risco de efeitos colaterais.
III. Os cromonas são considerados drogas anti-inflamatórias, são muito seguros, o que torna vantajoso o seu uso em crianças, principalmente em lactentes.
IV. As medicações broncodilatadoras têm ação antiinflamatória, reservando-se seu uso para situações de resgate, de alívio dos sintomas, para prevenir a obstrução e em associação com a medicação tópica na asma de difícil controle.

Estão CORRETOS: 
Alternativas
Q2035429 Medicina
A asma é uma doença frequente na infância, e a maioria das crianças asmáticas apresenta o início dos sintomas antes dos dois anos de idade. Sobre a corticoterapia na asma infantil, analisar os itens abaixo:
I. Os corticoides inalatórios (CI) são recomendados como droga de primeira linha na terapia profilática da asma persistente em crianças.
II. A prednisona e a prednisolona são os corticoides sistêmicos mais utilizados, pois, por terem meia-vida intermediária, provocam menos efeitos colaterais.
III. Os CI reduzem a sintomatologia decorrente da asma e os marcadores de inflamação da via aérea.
IV. Quando o controle da asma for atingido e mantido por 30 dias, pode-se tentar uma redução gradual da terapêutica de manutenção até se identificar a dose mínima necessária para mantê-lo.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2035439 Medicina
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
A Asma é uma doença pulmonar que afeta cerca de 10% da população, abrangendo indivíduos de todas as idades. Consiste na __________ dos bronquíolos, em decorrência de ____________, associada ao edema das mucosas e à produção ____________ de muco (catarro).
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: B
5: C