Questões de Concurso Público Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP 2023 para Residência Médica em Cirurgia Geral ou Área Cirúrgica Básica Com Pré-Requisito

Foram encontradas 5 questões

Q2038675 Medicina
Atualmente, devido ao aumento do número de motociclistas nas ruas, passamos a nos deparar com um crescimento significativo de acidentes envolvendo-os. Assim, o número de lesões ureterais por trauma vem aumentando. Sobre o assunto, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
As lesões ureterais são mais comuns em ____________, em que as lesões de uretra posterior estão associadas à ____________ e as lesões de uretra anterior à ____________.
Alternativas
Q2038696 Medicina
A meta primária ao prestar cuidados ao paciente vítima de traumatismo é a ressuscitação efetiva com minimização do tempo entre a lesão e a terapia definitiva. Sobre o atendimento inicial do paciente politraumatizado, analisar os itens abaixo:
I. Ao observar a via aérea pérvia e segura, pode-se administrar oxigênio e deve-se manter a estabilização da coluna cervical.
II. Ao avaliar a ventilação, caso o paciente apresente-se hipoventilando, com tórax instável ou com desconforto respiratório, deve-se intubar o paciente ou oferecer assistência ventilatória.
III. Caso o paciente apresente murmúrio vesicular diminuído unilateralmente (mesmo depois de reposicionamento do tubo endotraqueal) deve-se considerar toracocentese ou toracotomia com dreno pleural.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2038719 Medicina
Em relação ao trauma ureteral, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2038732 Medicina
As feridas são classificadas segundo diversos parâmetros, que auxiliam no diagnóstico, na evolução e na definição do tipo de tratamento, tais como cirúrgicas, traumáticas e ulcerativas. As feridas cirúrgicas são provocadas por instrumentos cirúrgicos, com finalidade terapêutica, e podem ser: incisivas, com perda mínima de tecido; ou excisivas, nas quais há remoção de áreas de pele. As complicações mais comuns associadas à cicatrização de feridas são:
I. Hemorragia interna (hematoma) e externa, podendo ser arterial ou venosa.

II. Deiscência: separação das camadas da pele e tecidos. É comum entre o 3º e 11º dia após o surgimento da lesão.
III. Evisceração: protrusão dos órgãos viscerais, através da abertura da ferida.
IV. Infecção: drenagem de material purulento ou inflamação das bordas da ferida; quando não combatida, pode gerar osteomielite, bacteremia e septicemia.
V. Fístulas: comunicação anormal entre dois órgãos ou entre um órgão e a superfície do corpo.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2038754 Medicina
A fragilidade de estruturas anatômicas presentes na região do pescoço intimamente justapostas, sem a possibilidade de luxação fácil e exposição independente aliada, a rede vascular abundante e diversos sistemas envolvidos fazem com que esta seja uma região importante, na qual lesões podem ser fatais. No trauma cervical, é indicação para exploração mandatória:
I. Hematoma pulsátil/expansivo. II. Choque ou sangramento ativo. III. Enfisema de subcutâneo. IV. Insuficiência respiratória aguda.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: D
5: D