Questões de Concurso Público Prefeitura de Teresina - PI 2019 para Professor Educação Básica - Artes
Foram encontradas 8 questões
Ano: 2019
Banca:
NUCEPE
Órgão:
Prefeitura de Teresina - PI
Prova:
NUCEPE - 2019 - Prefeitura de Teresina - PI - Professor Educação Básica - Artes |
Q2032562
Artes Cênicas
Trata-se de um Teatro que compreende uma vertente niilista, ou seja, uma negação e recusa da política, da
história, da religião e da sociedade como princípios unificadores. É impossível extrair qualquer
verdade/realidade do mundo (ir)real. É um teatro que tenta também refletir o caos universal, o labirinto
existencial que cerca o Homem, a desintegração da linguagem como descodificador do mundo e como meio
de expressar verdades. O enunciado refere-se ao teatro chamado:
Ano: 2019
Banca:
NUCEPE
Órgão:
Prefeitura de Teresina - PI
Prova:
NUCEPE - 2019 - Prefeitura de Teresina - PI - Professor Educação Básica - Artes |
Q2032563
Artes Cênicas
Teatro é a arte de compor obras dramáticas ou de representá-las. Nos primórdios do teatro ocidental, quando
este surgiu na Grécia, como forma de espetáculo, era um elemento fundamental na encenação, há muito
utilizado nas formas espetaculares do Oriente, no teatro grego e tinha a função de ampliação das ações e da
voz do ator em cena. (Sampaio: 2012).
Assinale a opção que contém a afirmativa CORRETA.
Assinale a opção que contém a afirmativa CORRETA.
Ano: 2019
Banca:
NUCEPE
Órgão:
Prefeitura de Teresina - PI
Prova:
NUCEPE - 2019 - Prefeitura de Teresina - PI - Professor Educação Básica - Artes |
Q2032565
Artes Cênicas
Segundo Berthold (2003, p. 2) “O teatro é tão velho quanto à humanidade. Existem formas primitivas desde
os primórdios do homem. A transformação numa outra pessoa é uma das formas mais arquetípicas da
expressão humana.” Leia as sentenças a seguir:
I. Na tragédia, o personagem sofre um forte revés: da felicidade para a infelicidade, da ventura para a desventura desencadeada quando ele toma consciência de um erro cometido sem o saber. II. Dividia-se em teatro religioso: o mistério, o milagre, a moralidade; teatro profano: a farsa, a sottie, o extremez. III. As pinturas nas cavernas mostram que o teatro já era usado, quando os caçadores queriam mostrar aos aldeões como foi a caça, ou também em rituais para agradecimentos, danças da fertilidade e colheita, cultos e louvores aos deuses.
IV. Para os deuses Osíris e Ísis eram feitas procissões na cidade de Abidos, às quais acorriam peregrinos vindos de todos os domínios do reino egípcio. Nessa ocasião, as sacerdotisas e sacerdotes reviviam o martírio do deus e a sua ressurreição. V. Na fábula atelana as sátiras eram disparadas principalmente em direção aos militares, aos doutores e filósofos, e sua estrutura era baseada em personagens fixos, sendo alguns deles: Maccus (o idiota), Pappus (vilão avaro e libidinoso), Dossenus (filósofo parasita).
Enumere os parênteses de acordo com as sentenças anteriores.
( ) Teatro na Pré-história. ( ) Teatro na Antiguidade. ( ) Teatro Grego. ( ) Teatro Romano. ( ) Teatro Medieval.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.
I. Na tragédia, o personagem sofre um forte revés: da felicidade para a infelicidade, da ventura para a desventura desencadeada quando ele toma consciência de um erro cometido sem o saber. II. Dividia-se em teatro religioso: o mistério, o milagre, a moralidade; teatro profano: a farsa, a sottie, o extremez. III. As pinturas nas cavernas mostram que o teatro já era usado, quando os caçadores queriam mostrar aos aldeões como foi a caça, ou também em rituais para agradecimentos, danças da fertilidade e colheita, cultos e louvores aos deuses.
IV. Para os deuses Osíris e Ísis eram feitas procissões na cidade de Abidos, às quais acorriam peregrinos vindos de todos os domínios do reino egípcio. Nessa ocasião, as sacerdotisas e sacerdotes reviviam o martírio do deus e a sua ressurreição. V. Na fábula atelana as sátiras eram disparadas principalmente em direção aos militares, aos doutores e filósofos, e sua estrutura era baseada em personagens fixos, sendo alguns deles: Maccus (o idiota), Pappus (vilão avaro e libidinoso), Dossenus (filósofo parasita).
Enumere os parênteses de acordo com as sentenças anteriores.
( ) Teatro na Pré-história. ( ) Teatro na Antiguidade. ( ) Teatro Grego. ( ) Teatro Romano. ( ) Teatro Medieval.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.
Ano: 2019
Banca:
NUCEPE
Órgão:
Prefeitura de Teresina - PI
Prova:
NUCEPE - 2019 - Prefeitura de Teresina - PI - Professor Educação Básica - Artes |
Q2032566
Artes Cênicas
Técnica de dramatização criada por Augusto Boal em que a encenação baseia-se nas linguagens nãoverbais, a fim de comunicar-se. A partir da leitura da linguagem corporal, busca-se a compreensão dos fatos
representados na imagem, sendo esta uma realidade existente e/ou vivenciada. Os participantes são levados
a pensar com imagens, a debater um problema sem o uso da palavra, usando apenas seus próprios corpos
(posições corporais, expressões fisionômicas, distâncias e proximidades, etc.) e objetos. Marque a alternativa
CORRETA.
Ano: 2019
Banca:
NUCEPE
Órgão:
Prefeitura de Teresina - PI
Prova:
NUCEPE - 2019 - Prefeitura de Teresina - PI - Professor Educação Básica - Artes |
Q2032567
Artes Cênicas
O Teatro do Oprimido é um método estético que sistematiza Exercícios, Jogos e Técnicas Teatrais que
objetivam a desfiguração física e intelectual de seus praticantes, bem como a democratização do teatro. O
TO parte do princípio de que a linguagem teatral é a linguagem humana que é usada por todas as pessoas
no cotidiano. Desta forma, cria condições práticas para que o oprimido se aproprie dos meios de produzir
teatro e assim amplie suas possibilidades de expressão. Foi o criador desse método teatral: