Questões de Concurso Público SEDUC-PI 2015 para Professor - Arte
Foram encontradas 5 questões
Q537756
Educação Artística
Na sociedade contemporânea, não se pode tampouco ignorar a presença da dança virtual, que se
relaciona com os corpos físicos de maneira totalmente distinta da dos antepassados. Assim, não
se tem, necessariamente, um corpo que se movimenta no tempo e no espaço sempre que se
dança. Em suma, sempre se aprende, formal e/ou informalmente, como, por que e quando se
movimentar e transformar esse movimento em dança (PCN Arte).
Em relação à Dança no Ensino Fundamental (de acordo com o PCN Arte), marque a alternativa INCORRETA.
Em relação à Dança no Ensino Fundamental (de acordo com o PCN Arte), marque a alternativa INCORRETA.
Q537761
Educação Artística
Existem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em
todas as épocas e lugares dançaram. Dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar ou
afastar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver! (TAVARES,
2005).
Analise as assertivas abaixo.
I) As danças que aconteciam nos palácios em comemorações à corte no século XVI chegaram ao Brasil com D. João VI que fugindo da invasão napoleônica, trouxe, na bagagem, professores de dança.
II) Chamada de “idade das trevas" pelos humanistas do Renascimento, a Idade Média foi, para a dança, um período próspero. Nessa época, a Igreja tornou-se autoridade constituída.
III) O rei Henrique VIII, da Inglaterra, (1638-1715) proporcionou um grande desenvolvimento para a dança. Exímio bailarino criou vários personagens para si próprio, como deuses e heróis. Sua grande aparição foi como “Rei-Sol", aos catorze anos de idade, no balé real A Noite. O personagem derrotava as trevas, usando um traje de plumas brancas.
IV) O balé nasceu da união das acrobacias dos profissionais e da leveza e graça da dança das festas da aristocracia.
V) O embrião da dança moderna é tradicionalmente associado à estadunidense Isadora Duncan (1878-1927), mas na realidade ela nasce quase que simultaneamente em dois países: Estados Unidos, não somente com Isadora, mas também com Loïe Fuller (1862-1928) e Ruth St. Denis (1877-1968), e na Alemanha, com Rudolf Laban (1879-1958) e Mary Wigman (1886-1973).
Marque a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS.
Analise as assertivas abaixo.
I) As danças que aconteciam nos palácios em comemorações à corte no século XVI chegaram ao Brasil com D. João VI que fugindo da invasão napoleônica, trouxe, na bagagem, professores de dança.
II) Chamada de “idade das trevas" pelos humanistas do Renascimento, a Idade Média foi, para a dança, um período próspero. Nessa época, a Igreja tornou-se autoridade constituída.
III) O rei Henrique VIII, da Inglaterra, (1638-1715) proporcionou um grande desenvolvimento para a dança. Exímio bailarino criou vários personagens para si próprio, como deuses e heróis. Sua grande aparição foi como “Rei-Sol", aos catorze anos de idade, no balé real A Noite. O personagem derrotava as trevas, usando um traje de plumas brancas.
IV) O balé nasceu da união das acrobacias dos profissionais e da leveza e graça da dança das festas da aristocracia.
V) O embrião da dança moderna é tradicionalmente associado à estadunidense Isadora Duncan (1878-1927), mas na realidade ela nasce quase que simultaneamente em dois países: Estados Unidos, não somente com Isadora, mas também com Loïe Fuller (1862-1928) e Ruth St. Denis (1877-1968), e na Alemanha, com Rudolf Laban (1879-1958) e Mary Wigman (1886-1973).
Marque a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS.
Q537763
Educação Artística
A Teoria musical ou teoria da música é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas
destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música. Uma
definição sintética seria: a descrição, em palavras, de elementos musicais e a relação entre
a simbologia da música e sua performance prática.
Marque a alternativa INCORRETA.
Marque a alternativa INCORRETA.
Q537766
Educação Artística
A pintura no Brasil nasceu com os primeiros registros visuais do território, da natureza e dos
povos nativos brasileiros, realizados por exploradores e viajantes europeus cerca de cinquenta
anos após o descobrimento. Os índios já realizavam há muito tempo algumas formas de
pintura no corpo, em paredes de grutas e em objetos, mas sua arte não influenciou a evolução
posterior da pintura brasileira, que passou a ser dependente de padrões trazidos pelos
conquistadores e missionários portugueses (Beuttenmülle, 2002).
Olhando as imagens abaixo de pinturas de estilos variados, relacione as pinturas de cada uma das imagens ao respectivo autor.
( ) Tarsila do Amaral.
( ) Arte Primeva.
( ) Mestre Ataíde.
( ) Eckhout.
( ) Beatriz Milhazes.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente.
Olhando as imagens abaixo de pinturas de estilos variados, relacione as pinturas de cada uma das imagens ao respectivo autor.
( ) Tarsila do Amaral.
( ) Arte Primeva.
( ) Mestre Ataíde.
( ) Eckhout.
( ) Beatriz Milhazes.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente.
Q537769
Educação Artística
A escultura, grosso modo, é a arte de transformar matéria bruta (pedra, metal, madeira etc.) em
formas espaciais com significado. Quando dizemos “formas espaciais", queremos dizer formas em
terceira dimensão, isto é, com volume, altura e profundidade. Através da maior parte da história,
permaneceram as esculturas dos artistas que utilizaram-se dos materiais mais perenes e duráveis
ou que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis (FARTHING, 2011).
Em relação à escultura, relacione as características aos seus respectivos termos.
I. As esculturas obedeciam a uma orientação predominantemente religiosa, a figura humana obedecia à lei da frontalidade, ou seja, são esculpidas para serem vistas de frente, a cabeça, as pernas e os pés aparecem de perfil. A estatuária nesse período é composta por enormes, solenes e também de pequenas estatuetas de rosto expressivo e mais realista.
II. A escultura desse período estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou nos interiores das grandes igrejas. Enriqueciam as construções e eram valorizados aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época.
III. Nesse período o homem é a medida de todas as coisas, estabeleceram as proporções ideais para o corpo humano belo. Também glorificam seus atletas, heróis e deuses, estes últimos criados à sua imagem.
IV. Nesse período nota-se a ausência da figura masculina. Predominam figuras as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.
V. Nesse período o traço marcante das esculturas são as formas abstratas e a integração entre espaço, movimento, luz e até mesmo som.
( ) Escultura Moderna.
( ) Escultura Pré-histórica.
( ) Escultura Clássica.
( ) Escultura Gótica.
( ) Escultura Egípcia.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Em relação à escultura, relacione as características aos seus respectivos termos.
I. As esculturas obedeciam a uma orientação predominantemente religiosa, a figura humana obedecia à lei da frontalidade, ou seja, são esculpidas para serem vistas de frente, a cabeça, as pernas e os pés aparecem de perfil. A estatuária nesse período é composta por enormes, solenes e também de pequenas estatuetas de rosto expressivo e mais realista.
II. A escultura desse período estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou nos interiores das grandes igrejas. Enriqueciam as construções e eram valorizados aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época.
III. Nesse período o homem é a medida de todas as coisas, estabeleceram as proporções ideais para o corpo humano belo. Também glorificam seus atletas, heróis e deuses, estes últimos criados à sua imagem.
IV. Nesse período nota-se a ausência da figura masculina. Predominam figuras as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.
V. Nesse período o traço marcante das esculturas são as formas abstratas e a integração entre espaço, movimento, luz e até mesmo som.
( ) Escultura Moderna.
( ) Escultura Pré-histórica.
( ) Escultura Clássica.
( ) Escultura Gótica.
( ) Escultura Egípcia.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.