Questões de Concurso Público UFPR 2023 para Técnico em Laboratório – Análises Clínicas

Foram encontradas 8 questões

Q2229687 Biomedicina - Análises Clínicas
Por terem calibre geralmente grande, inúmeros procedimentos médicos são realizados nas veias da fossa cubital, sendo um dos locais mais importantes de acesso para fins de diagnóstico laboratorial. Com relação aos procedimentos de coleta de sangue, é correto afirmar que:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2229688 Biomedicina - Análises Clínicas
As enzimas são moléculas de natureza proteica que atuam como catalisadoras das reações bioquímicas que ocorrem em todas as células, sendo importantes agentes de regulação de todo o metabolismo. Na rotina laboratorial, portanto, a atividade de várias enzimas é determinada como ferramenta auxiliar no diagnóstico de processos patológicos. Universalmente, essas moléculas são classificadas em função da atividade que exercem dentro de uma reação química ou levando-se em consideração o substrato em que atuam. A Aspartato Transaminase, ou AST, é uma enzima transferase que pode ajudar a identificar lesões hepáticas e que tem como ação característica:
Alternativas
Q2229689 Biomedicina - Análises Clínicas
A água, por ser um reagente utilizado na maioria dos ensaios laboratoriais, deve seguir um padrão de controle de qualidade rigoroso em função da natureza química de sua molécula, cujas propriedades físicas e químicas diferem muito das de qualquer outra substância. Assim, para que o seu uso seja adequado à rotina laboratorial, a água deve passar por purificação para a eliminação de contaminantes nela dissolvidos, tornando-se água reagente. O processo de purificação que visa remover compostos orgânicos e inorgânicos, bactérias e pirogênios, dentre outros, decorrente de uma pressão externa que força o fluxo da água no sentido do meio com maior concentração de soluto para o de menor concentração é: 
Alternativas
Q2229692 Biomedicina - Análises Clínicas
O citrato de sódio, com a fórmula química Na3C6H5O7 e massa molar 258,0 g/mol, é uma substância amplamente utilizada no laboratório na forma de sal di-hidratado ou undeca-hidratado (H2O massa molar 18,0 g/mol). Por exemplo, a amostra de um paciente destinada a testes de coagulação deverá ser colhida em frasco contendo o sal a 3,2 %. No Meio de Simmons, onde constitui-se na única fonte de carbono para o desenvolvimento de algumas bactérias, sua concentração é 2 g/L. No Meio CE, útil em programas de controle de qualidade interno para a conservação de hemocomponentes em bancos de sangue, a concentração é de 40 mmol/L. Segundo o Inmetro, a representação da quantidade do sal nesses exemplos só está apropriada no Meio CE, uma vez que a unidade de grandeza a ser utilizada para especificar a quantidade de elementos químicos ou compostos, denominada “quantidade de substância”, deve ser o mol. De acordo com essa recomendação, as concentrações de citrato trissódico di-hidratado no Meio de Simmons e em frascos para testes de coagulação devem ser, respectivamente:
Alternativas
Q2229693 Biomedicina - Análises Clínicas
Por terem pouco contraste, a utilização de corantes é fundamental para a visualização de tecidos ou de células ao microscópio de luz pela afinidade que têm por determinados constituintes celulares. O iodo é um elemento químico que está presente em vários reagentes no laboratório, seja como iodo metálico ou na forma de sais complexos, incluindo alguns corantes. Das soluções e colorações abaixo, a única que NÃO tem nenhuma relação com o iodo é: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: B
5: D