Questões de Concurso Público Prefeitura de Matinhos - PR 2019 para Contador

Foram encontradas 4 questões

Q1132915 Português

Considere o seguinte início de um texto retirado da revista Superinteressante (02/2019):


Terapia genética pode curar síndrome de Angelman em fetos

A síndrome de Angelman foi relatada pela primeira vez em 1965 pelo neurologista britânico Harry Angelman, e é um distúrbio neurológico raro que causa um crescimento insuficiente do cérebro.


Numere os parênteses a seguir, identificando a ordem das ideias que dão sequência lógica ao trecho acima.

( ) Uma nova terapia genética criada por cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, porém, pretende se tornar a cura para a doença.

( ) Problemas decorrentes da doença envolvem deficiência intelectual e efeitos colaterais, como alterações de comportamento, convulsões e dificuldade em andar e dormir.

( ) Sua ação libera um conjunto de moléculas que corrigem as falhas genéticas do bebê ainda no útero.

( ) O tratamento, que ainda não foi testado em humanos, consiste em usar a ferramenta de edição genética CRISP-Cas para injetar um vírus inofensivo que infecta propositalmente os neurônios de fetos.

( ) Em casos mais graves, pessoas nessa condição podem passar a vida inteira sem falar uma única palavra.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo.

Alternativas
Q1132917 Português

Considere o seguinte trecho:


Na tarde de 25 de janeiro, uma sexta-feira, espalhou-se pelo país uma notícia que, num primeiro momento, soou a cada brasileiro como inverossímil, pois custava-nos acreditar que __________ uma catástrofe como a ocorrida há apenas três anos. Confirmada a informação, ainda alimentamos a esperança de que os relatos seguintes nos __________ de tamanho horror.

Com o passar das horas, __________ se revelando as dramáticas dimensões humanas, sociais e ambientais causadas pelo rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, de propriedade da Vale, em Brumadinho (MG). Proporções que, na realidade, até este momento – um mês após o desastre – ainda não __________ ser mensuradas.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2019/02/punicao-reparacao-e-mudanca.shtml)


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

Alternativas
Q1132918 Português

O texto a seguir contém trechos de uma entrevista dada por Leona Forman, fundadora da BrazilFoundation (BF), organização social sediada em Nova Iorque, à Revista IstoÉ. Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas.


1. Comparado a outros povos, o brasileiro é mesmo solidário?

2. E quanto aos incentivos fiscais ao doador, eles ainda são poucos no Brasil?

3. Temos de lutar mais pela eficiência dos serviços públicos, para não sermos tão dependentes de doações?

4. O brasileiro ainda tem muito a cultura de doar em festas beneficentes. Isso é bom ou ruim?


( ) Precisamos reconhecer que esse abatimento não é uma perda para o orçamento nacional, ao contrário, ele irá para as novas forças que contribuem para o desenvolvimento. Enquanto alguns países oferecem dedução fiscal para doador, o Brasil tem poucas, e ainda taxa a doação.

( ) Por que não, se dá resultados? Eu acho isso importante, porque quanto mais a filantropia for vista, mais pessoas vão querer fazer o mesmo.

( ) É muito difícil na situação do Brasil de hoje. Se você mora em uma comunidade e vê que o seu tempo e o seu recurso estão fazendo a diferença, que mal pode haver? Não há dependência. É uma aceitação que pode levar você, como indivíduo, a ajudar a sua cidade, o seu país.

( ) Nós temos uma pesquisa feita em 139 países que mostra que o brasileiro é muito generoso, se comparado com os cidadãos de outros países, em termos de tempo e voluntariado. Nós temos uma coisa do “jeitinho”, de ir lá, ajudar, fazer o que parecia impossível.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Q1132924 Português
   Na era de ouro da comunicação, pululam informações falsas que buscam difundir crenças sem qualquer base científica. Conceitos consolidados ao longo de séculos, como a esfericidade da Terra, passam a ser questionados de forma simplória e irresponsável. Conteúdos pseudocientíficos na internet desautorizam, por exemplo, a eficácia de vacinas e a utilidade da energia nuclear. Mas conhecer e entender o mundo a partir do método científico é a forma mais eficiente de melhorá-lo.
   Um dos conselhos mais conhecidos em divulgação científica é: se há algo importante a ser dito, que seja dito logo. Cumpre-se, então, o conselho: a Terra é redonda. Para um(a) leitor(a) desavisado(a), pode parecer exagero ter de lembrar o formato de nosso planeta, mas os tempos mudam e nem sempre para melhor. Esse fato científico consolidado tem sido questionado em sítios pseudocientíficos na internet. Nossa tarefa aqui é consertar esse equívoco. […]
(Adaptado de: http://cienciahoje.org.br/artigo/a-terra-e-redonda/, acesso em 28, fev. 2019.) 


O termo sublinhado ao fim do primeiro parágrafo (lo) faz referência a: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: D