Questões de Concurso Público ITAIPU BINACIONAL 2019 para Profissional de Nível Universitário Jr - Agronomia ou Engenharia Agronômica

Foram encontradas 15 questões

Q978638 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As rochas encontradas na crosta terrestre, magmáticas, metamórficas ou sedimentares, podem ser desagregadas e decompostas para formar rigolito e solo. Nesse contexto, minerais primários sofrem intemperismo e se transformam em minerais secundários. Sobre o intemperismo dos minerais do solo, é correto afirmar que:
Alternativas
Q978640 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os insumos biológicos têm sido admitidos na agricultura brasileira como uma alternativa para propiciar a sustentabilidade dos altos níveis de produtividade das culturas e reduzir os custos monetários de produção agrícola. Por exemplo, a cultura da soja, que ocupa mais de 35 milhões de hectares no Brasil, tem sido beneficiada com a utilização de cerca de 30 milhões de doses de inoculantes de bradirrizóbios por ano para fomento da fixação biológica de nitrogênio e redução dos gastos com fertilizantes nitrogenados. Em fato, a prática de inoculação de diversos micro-organismos pode ser expandida a várias outras culturas agrícolas, com o intuito de melhorar a nutrição e a tolerância a estresses ambientais, contribuindo para a sustentabilidade da agricultura. Recentemente, um inoculante composto por fungos micorrízicos arbusculares (FMA) foi colocado no mercado agrícola com o objetivo de promover o crescimento das plantas em função do papel desempenhado no incremento da absorção de fósforo e da melhoria das condições biológicas do solo. FMA são fungos:
Alternativas
Q978641 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A calagem do solo é realizada com fertilizantes corretivos com o objetivo de neutralizar a acidez do solo. Sobre os processos que levam ao abaixamento do pH no solo, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q978642 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considere as três ordens de solos abaixo, classificadas de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, com base nos horizontes diagnósticos e nos atributos diagnósticos, comuns no estado do Paraná:

1. Solos de baixa saturação de bases ou caráter alítico; perfis de solo contendo a sequência de horizontes A-B textural-C, sendo B mais argiloso que o A, e a argila de baixa atividade.

2. Solos relativamente rasos, muitos com evidências de erosão do horizonte A, de baixa ou alta fertilidade natural; perfis de solo contendo a sequência de horizontes com B incipiente, ainda em formação.

3. Solos profundos, bastante intemperizados, boa drenagem; perfis de solo contendo a sequência de horizontes A-Bw-C, com pouca variação no teor de argila entre os horizontes.

Os solos 1, 2 e 3 são, respectivamente:

Alternativas
Q978644 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A matéria orgânica do solo interage com as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo – por exemplo, modifica os ciclos biogeoquímicos dos nutrientes, interfere e favorece a formação de agregados do solo e aumenta a capacidade de retenção de água, entre outros efeitos. O estudo da matéria orgânica é bastante complicado, porque ela está armazenada em diferentes compartimentos. Sobre os compartimentos da matéria orgânica do solo, é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: B
5: E