Questões de Concurso Público UFPR 2017 para Farmacêutico

Foram encontradas 10 questões

Ano: 2017 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2017 - UFPR - Farmacêutico |
Q796683 Farmácia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamenta a prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias por meio de normativas legais, como a RDC 44/2009, a qual define claramente quais são e como devem ser prestados esses serviços. Com base nessa resolução, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) É permitida a aferição de parâmetros fisiológicos ou bioquímicos, sendo que os parâmetros fisiológicos cuja aferição é permitida nos termos dessa Resolução são pressão arterial, temperatura corporal e batimento cardíaco.
( ) As sobras de medicamentos adquiridos na farmácia ou drogaria, a serem administrados no interior do estabelecimento, cujas embalagens permitam múltiplas doses, poderão permanecer de posse do profissional farmacêutico responsável para o devido descarte, conforme Resolução específica.
( ) Poderá ser disponibilizado serviço de atenção farmacêutica domiciliar pelo estabelecimento farmacêutico no domicílio do usuário, sendo que esse serviço somente será permitido a estabelecimentos devidamente licenciados e autorizados pelos órgãos sanitários competentes.
( ) São considerados serviços farmacêuticos passíveis de serem prestados em farmácias ou drogarias a atenção farmacêutica e a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2017 - UFPR - Farmacêutico |
Q796685 Farmácia

De acordo com a RDC ANVISA 67/2007, que trata de Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias, para a manipulação de determinadas substâncias é necessário atender a requisitos específicos. Nesse sentido, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Manipulação de substâncias de baixo índice terapêutico.

2. Manipulação de substâncias sujeitas a controle especial.

3. Manipulação de hormônios, antibióticos e citostáticos.

4. Manipulação de preparações estéreis.


( ) A farmácia deve possuir salas de manipulação dedicadas, dotadas com antecâmaras para a manipulação das classes terapêuticas.

( ) Somente poderá ser iniciada a manipulação após a publicação em Diário Oficial da Autorização Especial emitida pela ANVISA.

( ) A farmácia deve solicitar inspeção à Vigilância Sanitária local, e a manipulação dessas substâncias somente poderá ser iniciada após sua aprovação.

( ) A sala destinada à manipulação e envase deve ser independente e exclusiva, dotada de filtros de ar para retenção de partículas e microrganismos.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Ano: 2017 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2017 - UFPR - Farmacêutico |
Q796686 Farmácia
Em seu Anexo II, a RDC 67/2007 trata de boas práticas de manipulação de substâncias de baixo índice terapêutico. No item 2.6 do referido anexo é estabelecido que a dispensação de todas as formas farmacêuticas de uso interno que contenham tais substâncias deve ser feita mediante atenção farmacêutica e acompanhada pela bula simplificada contendo os padrões mínimos de informações ao paciente. São informações que devem ser repassadas aos pacientes, dispostas no anexo VIII dessa RDC, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2017 - UFPR - Farmacêutico |
Q796687 Farmácia
Sobre o atendimento de um paciente vítima de queimadura que procura atenção farmacêutica para seu tratamento, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2017 - UFPR - Farmacêutico |
Q796690 Farmácia
Em agosto de 2016, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou a RDC 98/2016, que dispõe sobre os critérios e procedimentos para o enquadramento de medicamentos como isentos de prescrição e o reenquadramento como medicamentos sob prescrição. Por meio dessa normativa, afirma-se que para o produto ser enquadrado como medicamento isento de prescrição deve comprovar baixo potencial de:
1. interação medicamentosa e alimentar clinicamente significante.
2. toxicidade, quando reações graves ocorrem apenas com a administração de grande quantidade do produto, além de apresentar janela terapêutica segura.
3. dependência, e nesses casos, desde que preconizado em bula.
4. risco ao paciente quando na condição de abuso, com a utilização do medicamento em quantidade superior ao preconizado ou por período superior ao recomendado.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: E
5: C