Questões de Concurso Público Prefeitura de Curitiba - PR 2016 para Docência I

Foram encontradas 2 questões

Q631087 História

Os episódios de perseguição contra João Maria foram motivados pelo temor da concentração de gente pobre do campo. As autoridades, em sua maioria grandes fazendeiros e oficiais da Guarda Nacional, sentiam que tinham como missão subjugar os sertanejos que não se submetiam aos coronéis. Formavam-se grupos autônomos, com fortes vínculos religiosos, nos quais expectativas místicas mesclavam-se à crítica social. [...] A linguagem cabocla passou a ser tratada pelas autoridades como “puro fanatismo”.


(MACHADO, Paulo Pinheiro. “Tragédia anunciada”. In: Revista de História l. N.º 85 / outubro. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2012. Disponível em:: <http://www.rhbn.com.br/revista/edicao/85> . Acesso em 21/03/2016.)


Ao analisar o episódio conhecido como Guerra do Contestado (1912-1916), o autor trata o fanatismo religioso como resultado da 

Alternativas
Q631088 História

A hora é de renascimento. A Constituição de 10 de novembro é alvorada de um Brasil mais forte e mais unido. A condição primeira dessa suprema realização nacional é que dentro dele, em nenhuma de suas regiões, prevaleçam ou predominem por incúria ou descaso de governos ou pela resistência de elementos alienígenas, língua que não seja a nossa, tradições outras que as do nosso próprio passado, glórias que não as dos nossos próprios fastos.


(BETHLEM, Hugo. O Vale do Itajaí. Jornadas de Civismo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1939. p. 163)


As palavras do tenente Hugo Bethlem refletem o contexto da Campanha da Nacionalização. Durante o Estado Novo, essa campanha objetivava impor uma 

Alternativas
Respostas
1: C
2: D