Questões de Concurso Público ITAIPU BINACIONAL 2014 para Fotógrafo
Foram encontradas 4 questões
“Exatamente como um diretor de cinema dirige seus atores, o fotógrafo dirige o fotografado. Cabe a ele criar a situação e o clima necessário para a melhor foto”. (Piovan e César, 2007)
A partir dessa afirmação, é correto afirmar que, para além do domínio da técnica, da percepção da luz e de noções de composição, para se trabalhar com retratos é necessário:
“Há quem diga que o bom retrato é aquele que informa e faz um perfil do fotografado: quem ele é, onde ele está, o que faz. Ou seja, o bom retrato forneceria as informações objetivas que qualquer um pode decodificar ao olhar a foto”. (Zuanetti et al., 2004)
A partir dessa perspectiva, considere as seguintes afirmativas:
1. O fotógrafo deve buscar o máximo de informações sobre a história de vida do retratado.
2. O fotógrafo deve buscar o máximo de informações sobre os ambientes de moradia e trabalho do fotografado.
3. Um bom retrato deve ser feito de maneira frontal e com iluminação direta.
4. Um bom retrato exige uma legenda explicativa.
Assinale a alternativa correta.
“Em um retrato fantástico de Alberto Giacometti (1961), Cartier-Bresson capturou o artista em um momento que, sem interação, mas de modo muito preciso, o artista imita uma de suas próprias estátuas; a velocidade lenta do obturador destaca o movimento de Giacometti e o separa de seu trabalho em apenas uma dimensão. No retrato de Avignor Arikha, igualmente não há preparação ou pose; foi preciso apenas um instante para capturar o momento em que o artista mudou a tela de lugar e reproduziu a pose de seu autorretrato no lado esquerdo do quadro”. (Präkel, 2010)
Pensando nos retratos de Cartier-Bresson e em suas ideias, considere as seguintes afirmativas:
1. O fotógrafo deve buscar cenas pitorescas e rebuscadas e não se ater a elementos de composição.
2. O fotógrafo deve se ater ao “ponto alto” da ação.
3. O fotógrafo deve utilizar velocidades lentas no obturador para obter fotos fantásticas.
4. O fotógrafo deve conjugar a técnica, o senso de composição com a atenção ao melhor momento a se fotografar.
Assinale a alternativa correta.
“Gestos e expressões também podem dar significados a uma foto. Capturar uma expressão forte em uma conversa revela algo sobre o relacionamento entre as pessoas”. (Langford, 2009)
Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. A interação entre as pessoas pode gerar significado para a imagem.
2. O fotógrafo não deve interferir na cena fotografada.
3. O trabalho do fotógrafo depende de situações espontâneas.
4. O fotógrafo deve estar atento aos gestos e expressões.
Para o fotógrafo que se dedica a retratar pessoas, é importante considerar: