Questões de Concurso Público SES-PR 2009 para Farmacêutico

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2009 Banca: NC-UFPR Órgão: SES-PR Prova: NC-UFPR - 2009 - SES-PR - Farmacêutico |
Q670460 Farmácia

A maior prevalência de doenças crônicas entre os idosos, como a hipertensão arterial sistêmica, implica o crescimento do consumo de medicamentos. Em consequência disso, ocorre aumento na incidência dos problemas relacionados aos medicamentos (PRM). Sobre PRM, considere as seguintes afirmativas:

1. A polifarmácia está relacionada ao uso de pelo menos um fármaco desnecessário num rol de prescrições supostamente necessárias.

2. A polifarmácia pode ocasionar não adesão, reações adversas, erros de medicação, aumento do risco de hospitalização e aumento dos custos com a saúde.

3. A iatrogenia configura o efeito patogênico de um fármaco ou da interação de vários fármacos.

4. A adesão terapêutica significa relação colaborativa entre o paciente e os profissionais de saúde.

5. A não adesão ao tratamento é um problema multifatorial, influenciado por aspectos relacionados à idade (jovens ou idosos), ao gênero (homens ou mulheres), à doença (crônica ou aguda), ao paciente (esquecimento, diminuição sensorial e problemas econômicos) e a problemas relacionados aos medicamentos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2009 Banca: NC-UFPR Órgão: SES-PR Prova: NC-UFPR - 2009 - SES-PR - Farmacêutico |
Q670461 Farmácia

Os aspectos epidemiológicos da doença pneumocócica variam de um país a outro e ao longo do tempo, o que determina a necessidade de avaliações locais periódicas para o estabelecimento de estratégias de controle. Isso torna o monitoramento da resistência aos antimicrobianos de grande importância aos clínicos, propiciando racionalidade na escolha do tratamento empírico inicial de doenças pneumocócicas. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:

1. As características intrínsecas de imunogenicidade dependente da idade e a extensa exposição aos antimicrobianos contribuem para o predomínio de doenças pneumocócicas entre as crianças mais jovens e o desenvolvimento de resistência à penicilina.

2. Os levantamentos comunitários são fundamentais para a determinação da frequência e da intensidade da resistência.

3. A prevenção de doença invasiva baseia-se, fundamentalmente, na imunização ativa.

4. Os aspectos epidemiológicos da doença pneumocócica variam de um país a outro e ao longo do tempo, o que determina a necessidade de avaliações locais periódicas para o estabelecimento de estratégias de controle.

5. É importante que cada comunidade conheça o perfil dos sorotipos prevalentes e as taxas de resistência in vitro aos antimicrobianos comumente empregados para fundamentar as medidas de combate e prevenção das doenças.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: B
2: A