Questões de Concurso Público HC-UFPR 2009 para Residência Médica - Cardiologia

Foram encontradas 50 questões

Q194144 Medicina
Com relação aos pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) que necessitam de ventilação invasiva, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Um dos objetivos principais da ventilação é minimizar os efeitos deletérios da hiperinsuflação dinâmica.
( ) A hipercápnia permissiva é uma estratégia que reduz o volume-minuto, mesmo que resulte em um aumento da Imagem 011.jpg
( ) A sedação deve ser o suficiente para prevenir dissincronia com o respirador, com muitos serviços preferindo fazer sedação intermitente.
( ) Pacientes com DPOC e asma se beneficiam com o uso prolongado de bloqueadores neuromusculares.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q194145 Medicina
Sobre o mecanismo de lesão nas hepatites medicamentosas, assinale a alternativa que apresenta a droga que se correlaciona com lesão colestática por lesão nos ductos biliares.
Alternativas
Q194146 Medicina
Os pacientes com anemia falciforme apresentam complicações neurológicas frequentes. Assinale a alternativa que está relacionada com AVC hemorrágico.
Alternativas
Q194147 Medicina
Paciente feminina relata ter doença celíaca e sintomas de adinamia associada a palidez. Realizou exames laboratoriais demonstrando hemograma com Hb de 5 g/dl (normal: 13.5–17.5 g/dl) e VCM de 120 fl (normal: 80 a 100 fl). O leucograma demonstrava neutrófilos de 1.0 10³ cel/µl (normal: 4.5 a 11.0 x 10³ cel/ µl), plaquetas de 50.000/µl (normal: 150 a 450 x 10³ µ/l) e contagem normal de reticulócitos. A dosagem sérica de vitamina B12 era de 250 pg/ml (normal: 200 a 835 pg/ml) e a de folato era de 6 ng/ml (normal: 3 a 16 ng/ml). Realizou dosagem sérica de ácido metilmalônico e de homocisteína, segundo a qual ambos estavam elevados. Assinale a alternativa que expressa o diagnóstico hematológico dessa paciente.
Alternativas
Q194148 Medicina
Paciente com diagnóstico de câncer de pulmão tipo pequenas células vai ao hospital com quadro de redução de força em membros, predominantemente proximais e bilateralmente, relatando melhora da força após executar contração muscular voluntária por alguns segundos. Conta ainda que não tem conseguido andar adequadamente, e queixa-se de boca seca e constipação. Realizou TAC de crânio, não demonstrando lesão captante de contraste. Fez dosagem sérica de anticorpo VGCC, que se mostrou elevada. Realizou eletromiografia, mostrando potencial de ação muscular aumentado com a repetição de estímulo maior que 10 Hz. Qual é o diagnóstico desse paciente?
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: E
5: A