Questões de Concurso Público Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP 2025 para PEB II - Artes

Foram encontradas 6 questões

Q3798829 Educação Artística
Em 2017, com as novas deliberações a BNCC, no ensino da Arte constitui-se uma linguagem a mais além das quatro já propostas: Dança, Teatro, Música e Artes Visuais. Essa nova linguagem propõe-se uma aprendizagem com maior ênfase na interdisciplinaridade e uma vivência que amplia a compreensão das práticas artísticas em sala de aula, de forma contextualizada. Base Nacional Comum Curricular disponível em https://basenacionalcomum.mec.gov.br O enunciado refere-se à(s):
Alternativas
Q3798830 Educação Artística
O patrimônio histórico datado aproximadamente no século XVII, situado no Largo da Matriz, em Santana de Parnaíba, (SP), foi restaurado e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, (IPHAN), em 1958. Tornou-se importante museu da cidade. Tem como principais características duas casas interligadas sendo que uma delas enfoca a história de dois bandeirantes pai Bartolomeu Bueno da Silva e filho, nascidos em Santana de Parnaíba, segundo cultura empírica, teriam morado na casa que hoje abriga o museu. A outra casa constitui explicação sobre a arquitetura do edifício construída no século XVII, com taipa de pilão e pau a pique, sendo a única casa bandeirista remanescente em uma área urbana. Disponível em: [email protected]

O enunciado refere-se:
Alternativas
Q3798834 Educação Artística
Relacione o objeto de conhecimento à respectiva linguem, depois marque a alternativa com a sequência correta.

OBJETOS DE CONHECIMENTO.


(1) Materialidades.

(2) Contextos e práticas.

(3) Diferenciar as categorias de artista, artesão.


HABILIDADES.

(_) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

(_) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística, (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(_) Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
Alternativas
Q3798835 Educação Artística

Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso aos itens e marque a alternativa pertinente.


(_) Ao ingressar no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os alunos vivenciam a transição de uma orientação curricular estruturada por campos de experiências da Educação Infantil, em que as interações, os jogos e as brincadeiras norteiam o processo de aprendizagem e desenvolvimento, para uma organização curricular estruturada por áreas de conhecimento e componentes curriculares.


(_) O Ensino de Arte deve assegurar aos alunos a possibilidade de se expressarem criativamente em seu fazer investigativo, por meio da ludicidade, propiciando uma experiência de continuidade em relação à Educação Infantil. Dessa maneira, é importante que, nas quatro linguagens da Arte – integradas pelas seis dimensões do conhecimento artístico –, as experiências e vivências artísticas estejam centradas nos interesses das crianças e nas culturas infantis.


(_) Tendo em vista o compromisso de assegurar aos alunos o desenvolvimento das competências relacionadas à Alfabetização e ao Letramento, o Componente Arte, ao possibilitar o acesso à leitura, à criação e à produção nas diversas linguagens artísticas, contribui para o desenvolvimento de habilidades relacionadas tanto à linguagem verbal quanto às linguagens não verbais.


Alternativas
Q3798836 Educação Artística
Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, refere-se a qual Unidade Temática?
Alternativas
Q3798837 Educação Artística
A experiência de sensibilização dos alunos relacionados aos espaços, tempo, som, à ação, às imagens, ao seu corpo e à manipulação de diferentes materiais está prevista na BNCC, nas unidades temáticas do Ensino Fundamental. O objetivo principal dessa dimensão para o ensino da Arte articula a sensibilidade e a percepção, tomadas como maneira de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo. Nela o corpo é protagonista dessa experiência. O texto refere-se à:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: C
5: A
6: C