Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberlândia - MG 2022 para Professor de História, Edital nº 002

Foram encontradas 4 questões

Q2016105 História
“Após o AI-5, a repressão contra as manifestações sociais, que até então, era executada pela polícia, passou a ser feita por órgãos clandestinos, criados por diretrizes secretas, graças às providências secretas tomadas pelo General Portella no Conselho de Segurança Nacional. Esses órgãos foram os principais responsáveis pelas maiores brutalidades cometidas pelo regime militar. Formavam o Sistema de Segurança Interna do país - Sissegin, o segundo sistema do aparato de repressão política que a linha dura criou baseada no ato.” (FICO, Carlos. História do Brasil contemporâneo: da morte de Vargas aos dias atuais. São Paulo: Contexto, 2019, p. 71). Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2016107 História
“Muito já se disse que a História do Brasil foi escrita sem sangue e sem lágrimas. Que, entre nós, o desejo de paz sempre foi maior do que as tensões. Errado. O Brasil Colônia foi atravessado por episódios de descontentamento e revolta. Tais manifestações tinham dois focos de origem: um ‘externo’ e outro ‘interno’. O primeiro nascia da exploração cada vez maior de Portugal sobre o Brasil.[...] Já o foco ‘interno’ incide sobre outras razões para tais rebeliões.” (DEL PRIORE, Mary; VENÂNCIO, Renato Pinto. O livro de ouro da História do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001, p. 134).

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2016108 História
“De 1880 até os anos 1930, a sociedade brasileira dinamizou-se muito. A nova configuração social representava o resultado imediato do crescimento geral da população, combinado com a política agressiva de incentivo à imigração estrangeira. Para completar, já na década de 1910, se observou um acelerado processo de substituição das importações [...].” (SCHWARCZ, Lilia; STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015).
Analise os itens e assinale a alternativa correta.
I- O acelerado processo de urbanização, impulsionado pela presença dos imigrantes, resultou na alteração da configuração demográfica do país, sendo que em 1920, a maioria da população brasileira residia nas cidades. II- O aumento da industrialização teve influência da Primeira Guerra Mundial, que fez cair as importações de produtos europeus. III- A presença de imigrantes no início do século XX, teve impacto na organização e mobilização de trabalhadores urbanos, pelas influências de correntes políticas que circulavam na Europa. IV- No início do século XX, nas maiores cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, a diversidade cultural impulsionou a valorização da cultura negra pelas elites. 
Alternativas
Q2016110 História
“O êxito da economia cafeeira do Oeste Paulista dependia, essencialmente, de transportes e de um porto viável de exportação, pois o Rio de Janeiro ficava muito distante. A dificuldade maior consistia em atravessar a escarpa da Serra do Mar e chegar ao litoral. Ela foi vencida com a construção da estrada de ferro de Santos a Jundiaí, por uma companhia concessionária inglesa [...].” (FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995, p. 200).
Analise os itens e assinale a alternativa correta.
I- Durante o Segundo Reinado, houve uma expansão da produção cafeeira e o impulso para instalação das ferrovias. II- A expansão cafeeira foi o principal fator para imigração, pois não havia no país mão de obra qualificada para a colheita do café. III- A economia cafeeira fez com que as ferrovias ficassem restritas aos arredores de São Paulo, no final do século XIX e início do século XX. IV- A economia cafeeira na região de São Paulo acelerou as transformações capitalistas no país.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: B