Questões de Concurso Público Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO 2021 para Médico Clínico Geral (Atuação no ESF)

Foram encontradas 40 questões

Q1775668 Legislação dos Municípios do Estado de Rondônia
Segundo o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de São Francisco do Guaporé, RO, responda à próxima questão.
Marque a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1777615 Português
Quanto à acentuação gráfica, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1778277 Legislação dos Municípios do Estado de Rondônia
Segundo o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de São Francisco do Guaporé, RO, responda às próxima questão. 
Verifique se os itens são (V) verdadeiros ou (F) falsos, depois aponte a alternativa correspondente. ( ) Em nenhuma hipótese poderá haver progressão com efeitos financeiros retroativos. ( ) Lei específica, que disponha sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, estabelecerá os critérios para Progressão, em especial os critérios de merecimento e antiguidade. ( ) A homologação da progressão se torna eficiente e eficaz após a respectiva publicação quando restará configurada a vacância na classe.
Alternativas
Q1778282 História e Geografia de Estados e Municípios
Governo apresenta ações de gerenciamento dos recursos hídricos ao Legislativo.
3 de dezembro de 2020 | ASCOM.

Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos está disponível no portal da Sedam, para acesso a toda população.

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sedam) tem desenvolvido ações que proporcionam cuidados e preservação da boa qualidade da água em toda a região. O reflexo positivo desse trabalho foi apresentado à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), na manhã da última terça (1), no Plenarinho 2, na Casa de Leis.
José Trajano dos Santos, geólogo e analista ambiental, apresentou o plano geral de recursos hídricos de Rondônia, onde o intuito do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos é coordenar a gestão integrada desses recursos e implementar a Política Estadual. A Comissão foi presidida pelo Deputado Lazinho da Fetagro, com a participação dos Deputados Chiquinho da Emater, Cirone Deiró e Edson Martins.
I- O geólogo destacou ainda a formação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Coreh – Sedam), responsável por determinar quais as políticas públicas adotadas em relação à água no Estado, incluindo a determinação das taxas de cobrança. “Vale enfatizar que esse plano estadual já está pronto. O Estado fez o dever de casa. E já está disponível no site da Sedam, para quem deseja consultar”, detalha Trajano.
II- A Coordenadora de Recursos Hídricos, Daniely Cunha Oliveira San’tAnna, também esteve presente e apresentou as ações da Coordenadoria de Recursos Hídricos, responsável por manter a atualização dos dados desses recursos hídricos e meteorológicos do Estado. Os dados também são repassados para a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), a fim de que os agricultores tenham acesso às informações e possam planejar estrategicamente o plantio.
III- A Coordenadoria é responsável pelas outorgas para uso da água na região, ou seja, deixando que o produtor utilize a quantidade de água para determinada atividade que executa. No Estado, o que predomina é a prática de criação de gado, a bovinocultura. Com a liberação da dispensa de outorga, que abrange a maioria desses produtores, o Estado deu uma vazão grande de produção desta cultura.
[...]
(Fonte: Texto: Jaqueline Malta – Fotos: Esio Mendes e Frank Néry – Secom – Governo de Rondônia).
De acordo com esta notícia, disponível no site edam.ro.gov.br/governo-apresenta-acoes-degerenciamento-dos-recursos-hidricos-ao-legislativo, é verdadeiro o que está posto:
Alternativas
Q1778283 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia a notícia publicada em
https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2020/12/01/nascimento-demilhoes-de-tartarugas-e-registrado-no-vale-do-guapore-em-ro.ghtml e assinale a alternativa que faz afirmação verdadeira.

Nascimento de milhões de tartarugas é registrado no Vale do Guaporé, em RO.
Uma tartaruga rara com coloração diferente foi encontrada por voluntários em um dos ninhos. A expectativa é que quatro milhões de filhotes cheguem ao rio.
Por Rede Amazônica.
Teve início em São Francisco do Guaporé (RO), região de fronteira com a Bolívia, o período de nascimento das tartarugas. A expectativa é que quatro milhões dos pequenos quelônios consigam chegar ao Rio Guaporé.
A estiagem ajudou e com a pouca chuva na região os berçários das tartarugas não foram atingidos pela água, permitindo que os filhotes deixassem a areia por conta própria, como explica o Presidente da Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale), Zeca Lula.
"Esse ano com a pouca chuva, e o rio não conseguiu encher ainda, todas as praias estão de fora, a eclosão vai ser total. Todos os filhotes serão aproveitados". 
(i) E para as equipes que trabalham com o salvamento das tartarugas, o ano de 2020 veio com uma surpresa: um filhote de coloração diferente foi encontrado em um dos ninhos. O pequeno não é albino, mas é raro na região, tendo sido o segundo encontrado em mais de 20 anos. (ii) "Para ser albino, já que há essa falta de pigmentação geral, ele também precisa ter os olhos vermelhos. Animais albinos têm olhos vermelhos. Nesse caso, é muito mais provável que seja um animal com leucismo, que também é uma anomalia cromática, que faz com que o animal venha sem melanina, porém, os olhos continuam com a coloração normal", explica o biólogo Saymon Albuquerque. (iii) O monitoramento é realizado pelos voluntários em seis praias e tem como objetivo auxiliar os filhotes e coibir o tráfico internacional das tartarugas. A soltura dos filhotes, evento simbólico que marca o final da eclosão, acontece ainda neste mês de dezembro.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: B
5: A