Questões de Concurso Público Prefeitura de Chiador - MG 2020 para Professor III - História

Foram encontradas 3 questões

Q1706946 História

“Assim, depois de sequestrá-los, escravizá-los, brutalizá-los, animalizá-los, aos negros não coube nada quando do fim do escravismo. Além disto, a aprovação de nova Lei para a posse da terra, aprovada em 1850 (Sodré, 1967), permitindo a posse somente por meio da compra, impediu-lhes também de ter acesso à terra. Com isto, restou-lhes duas alternativas, nem um pouco inclusivas numa sociedade que despontava para a industrialização: a servidão, ou o banditismo.” (ALMEIDA, Águida Cristina Santos. Brasil colonial X Brasil subdesenvolvido: alguns traços em comum.

IN: http://www.abphe.org.br/arquivos/2015_aguida_cristina_santos_ almeida_-brasil-colonial-x-brasil-subdesenvolvido-alguns-tracos-em-comum.pdf. Acessado em 29 de agosto de 2020).


Sobre a escravidão no Brasil, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Q1706947 História

“Se o golpe de 1964 foi visto por alguns como a ‘segunda morte de Vargas’, também dessa vez a morte não significou a eliminação da herança. Mesmo que a princípio o novo regime se opusesse a todas as referências a ela, logo em seguida delineou-se em seu interior um projeto autoritário que incluía as ideias de um Estado centralizado e de um sindicalismo corporativista, e que assim se vinculava à tradição varguista. Como afirma o historiador Daniel Aarão Reis, ‘eliminaram-se os principais herdeiros da tradição nacional-estatista, mas foi necessário assumir a herança, pelo menos em parte, negociar com ela, em certa medida incorporá-la’.” (FERREIRA, Marieta de Moraes. Getúlio Vargas: uma memória em disputa. Rio de Janeiro: CPDOC, 2006. P.4).


Sobre a política Varguista, é correto afirmar que:

Alternativas
Q1706948 História

“Como consequência imediata, houve uma onda de cassações de mandatos de opositores, de demissão de servidores militares e civis, e numerosas prisões. Nos primeiros 90 dias, milhares de pessoas foram presas, ocorreram as primeiras torturas e assassinatos. Até junho, tinham sido cassados os direitos políticos de 441 pessoas, entre elas os dos ex-presidentes Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, e João Goulart, de seis governadores, 55 congressistas, diplomatas, militares, sindicalistas, intelectuais. Além disso, 2.985 funcionários públicos civis e 2.757 militares foram demitidos, ou forçados à aposentadoria nesses dois primeiros meses. Também foi elaborada uma lista de 5 mil “inimigos” do regime. A ditadura já começou implacável!” (Origens do golpe. In: Memorias da Ditadura. Site: http://memoriasdaditadura.org.br/origens-do-golpe/. Acessado em 29 de agosto de 2020).


Sobre a Ditadura Militar, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B