Questões de Concurso Público Prefeitura de Juti - MS 2019 para Professor Anos Iniciais

Foram encontradas 2 questões

Q2048129 Literatura
“Predomínio da razão sobre a emoção; retorno aos ideais clássicos greco-latinos; uso de formas clássicas (epopeia, ode, lira, écloga); concepção do homem como medida de todas as coisas; valorização da vida em contato com a natureza; uso da medida nova; utilização de elementos da mitologia greco-latina; paganismo; clareza, mentalidade aberta, intensidade vital, ímpeto progressista, euforia, ânsia de glória, apreço pelo humano, sentido do nu artístico, primado da razão; Universalismo, apego aos valores transcendentais (o Belo, a Verdade, a Perfeição), o mundo e o homem, e não determinado país ou indivíduo.”
Essas são características do:
Alternativas
Q2048130 Literatura
Paulo Honório relata sua vida de conquistador de propriedades, por meio do roubo, da usura, da violência. Foi assim que se tornou dono de uma fazenda, onde trabalhara no eito. A decadente fazenda fora recebida em herança por Luís Padilha, que era jogador e bebia demais. Paulo Honório faz Padilha endividar-se, empresta-lhe dinheiro e, finalmente, consegue a hipoteca da propriedade.
Impossibilitado de pagar as dívidas, Padilha entrega-lhe a fazenda. Na condição de proprietário, Paulo Honório consegue transformar a fazenda próspera; sua vitória estava quase completa: possuía terras, acumulara dinheiro e prestígio. Faltava, porém, um herdeiro; por isso, decide casar-se. Conhece Madalena, professorinha “loura e bonita”, mas sobretudo uma pessoa humanitária. Consumado o casamento, a esposa não admite ser transformada em objeto de posse. Enciumado, Paulo Honório começa a criar fantasmas absurdos a respeito da mulher. A pressão e a rudeza dele levam Madalena ao suicídio. Desesperado, Paulo Honório é incapaz até mesmo de amar o filho que Madalena lhe dera. Então, decide escrever sua história de vida, marcada pelo desencontro entre o ter (a posse) e o ser (a essência).
Falamos de:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C