Questões de Concurso Público GHC-RS 2018 para Médico Oncologia Pediátrica

Foram encontradas 7 questões

Q1331744 Medicina
Os estudos sobre a epidemiologia do câncer no adolescente são difíceis de interpretar, pois, muitas vezes, os aspectos epidemiológicos são analisados em conjunto com os de crianças ou adultos. A estimativa anual é de 14 a 16 casos novos para 100 mil adolescentes. No Brasil, ocorrem aproximadamente 5.600 casos novos/ano de neoplasias malignas em adolescentes.
Sobre o diagnóstico, problemática e tratamento de suporte, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1331745 Medicina
A história clínica do paciente precisa ser detalhada com a finalidade de direcionar o raciocínio clínico para as doenças mais prevalentes, de acordo com os sinais e sintomas, tempo de apresentação, idade, epidemiologia, história familiar e associação com algum evento específico. De um modo geral, as neoplasias na infância são oligossintomáticas e muitas vezes apresentam um exame físico normal, sendo algum sinal descoberto de modo acidental pelos familiares, ou em visitas pediátricas de rotina. A queixa principal será a primeira a ser questionada, buscando detalhar todos os sinais e sintomas associados. Apesar de serem comuns a outras doenças benignas, alguns sinais e sintomas merecem avaliação imediata. Assinale a alternativa que relaciona sintomas de petéquias e hematomas em associação com algum tumor.
Alternativas
Q1331746 Medicina
Tipo de um tumor que resulta na proliferação de clones malignos de linfócitos T, ou B, ou células de origem indeterminada. Representa 10 a 15% das neoplasias na infância, a terceira mais comum. Há mais de 20 tipos diferentes na infância, e a maior parte consiste em tumores de alto grau (Linfoblástico, Burkitt e de grandes células). Assinale a alternativa a que o texto está se referindo.
Alternativas
Q1331747 Medicina
Um sarcoma de partes moles pediátrico mais comum acomete com mais frequência na região da cabeça e do pescoço (nasofaringe, órbita e orelha), podendo envolver sistema geniturinário, extremidades e tronco. As manifestações clínicas são dor óssea localizada, associada à tumoração e hiperemia dos tecidos moles adjacentes, febre e perda de peso. Principais sítios acometidos: ossos longos das extremidades inferiores, ossos da pelve e ossos da parede torácica. Assinale a alternativa que indica o câncer a que o texto está se referindo.
Alternativas
Q1331748 Medicina
A hepatoblastoma é uma neoplasia hepática mais comum na infância, predominantemente em menores de três anos. As manifestações clínicas são massa abdominal extensa, única e assintomática, localizada no hipocôndrio direito. Ocorre dor abdominal, náusea, vômito e perda de peso, em caso de doença avançada. Sobre o diagnóstico do hepatoblastoma, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: B
5: E