Questões de Concurso Público GHC-RS 2018 para Médico Neurologista

Foram encontradas 5 questões

Q1331261 Medicina
Um tipo de doença desmielinizante inflamatória crônica do SNC, cuja causa não é conhecida. A evolução é extremamente variável com recidivas, com recuperação completa ou praticamente completa no início, com períodos de remissão clínica. Embora uma proporção minoritária dos pacientes apresente apenas sintomas mínimos, muitos tornam-se incapacitados com o tempo, em consequência da recuperação incompleta de recidivas ou da conversão para uma fase evolutiva da doença. Assinale a alternativa que indica a qual doença desmielinizante o texto está se referindo.
Alternativas
Q1331262 Medicina

Observe o aspecto lateral e superficial do hemisfério cerebral esquerdo. Observe ainda os lobos e a localização de suas principais funções.

Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que indica corretamente as regiões anatômicas em I, II e III.

Alternativas
Q1331263 Medicina
Os hemisférios cerebrais compreendem os lobos frontais, temporais, parietais, occipitais, e os lobos das ínsulas. Considerando isoladamente, cada um desses lobos exerce tarefas especiais, mas deve ser lembrado que o sistema nervoso funciona de modo integrado, ou seja, cada área envolvida em uma atividade recebe a colaboração das demais. Assinale a alternativa que indica a região que relaciona os tipos de sensibilidade elementar, ou protopática, e discriminativa, ou epicrítica, além de gnosias sensitivas.
Alternativas
Q1331265 Medicina
Um tipo de doença neurológica de natureza genética, consiste na dificuldade de capacitar-se para leitura convencionalmente ensinada. É comum a inexistência de alterações neurológicas e psíquicas, mas boa parcela das crianças acometidas com esta doença tem antecedentes de retardo na aprendizagem da fala. Assinale a alternativa que indica a doença a que o texto está se referindo.
Alternativas
Q1331266 Medicina
Paciente de 23 anos, diz que sofreu um trauma durante uma briga em uma boate, relata cefaleia temporal e instabilidade de marcha. O exame físico geral é normal, porém no exame neurológico há ptose palpebral à direita e anisocoria, com um diâmetro pupilar de 2 mm no lado direito e 4 mm no lado esquerdo. Analisando o caso clínico acima, assinale a alternativa que indica o possível diagnóstico, sabendo que, na tomografia computadorizada de crânio sem contraste, mostra uma área de hipodensidade aguda na região frotoparietal direita.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: D
5: C