O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
OFERTAS COM ATÉ 45%OFF

ÚLTIMA OPORTUNIDADE! Declare sua independência com os menores preços.

Questões de Concurso Público MPE-RS 2015 para Técnico Superior em Informática

Foram encontradas 60 questões

Q1394670 Engenharia de Software

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.


Teste de software é uma atividade que pode ser sistematicamente planejada e especificada. Um teste é bem-sucedido quando um caso de teste descobre um erro e, por consequência, inicia-se ________, um processo que tem por objetivo principal encontrar e corrigir a causa de um erro ou defeito de software.

Q1394671 Algoritmos e Estrutura de Dados
Uma estrutura de dados em que todas as consultas, alterações, inclusões e remoções de nodos podem ser realizadas sobre o nodo que está em uma das extremidades, e seguindo uma disciplina de acesso conhecida como LIFO (Last In First Out – o primeiro nodo a ser retirado deve ser o último nodo que foi incluído) é denominada
Q1394672 Algoritmos e Estrutura de Dados

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.


Denomina-se ________de um nodo de uma árvore o número de subárvores que são subordinadas diretamente a este nodo, ou seja, à quantidade de subárvores para as quais este nodo é raiz.

Q1394673 Banco de Dados

Considere as seguintes afirmações sobre linguagem SQL.


I. Embora nos refiramos à linguagem SQL como uma "linguagem de consulta", ela possui muitos outros recursos além da consulta ao banco de dados, como meios para definição da estrutura de dados, para modificação de dados no banco de dados e para a especificação de restrições de segurança.

II. A estrutura básica de uma expressão em SQL consiste de três cláusulas: SELECT, FROM e WHEN; a cláusula WHEN corresponde à seleção do predicado da álgebra relacional.

III. Em SQL, pode-se usar a função agregada COUNT para contar o número de tuplas em uma relação, mas SQL não permite o uso da palavrachave DISTINCT com COUNT(*).


Quais estão corretas?

Q1394674 Banco de Dados
No contexto de sistemas de banco de dados relacionais, muitos esquemas de controle de concorrência têm por base a propriedade da serialização (serializability). Um dos protocolos que permite a serialização é obrigar que o acesso aos itens de dados seja feito de maneira mutuamente exclusiva, isto é, enquanto uma transação acessa um item de dados nenhuma outra transação pode modificá-lo. Este protocolo é denominado
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: C
5: D