Questões de Concurso Público DNPM 2010 para Especialista em Recursos Minerais - Auditoria Externa

Foram encontradas 20 questões

Q42967 Auditoria
O objetivo da auditoria independente é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Para isso, o auditor emite sua opinião acerca da elaboração das demonstrações contábeis, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, o objetivo do auditor deve ser
Alternativas
Q42968 Auditoria
Os procedimentos da auditoria interna são constituídos por exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e suas recomendações à entidade. Considerando esses procedimentos, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.

I - Testes de observação
II - Testes substantivos
III - Inspeção
IV - Observação
V - Investigação e confirmação

( ) Obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.
( ) Acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução.
( ) Obtenção de evidência quanto à suficiência, à exatidão e à validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.
( ) Verificação de registros, documentos e ativos tangíveis.
( ) Obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e pelos administradores da entidade.

A sequência correta é:
Alternativas
Q42969 Auditoria
Entende-se como independência o estado no qual as obrigações ou os interesses da entidade de auditoria são isentos dos interesses das entidades auditadas, para permitir que os serviços sejam prestados com objetividade, com a emissão de relatórios imparciais. Assinale a opção que apresenta um serviço que NÃO caracteriza ameaça à independência.
Alternativas
Q42970 Auditoria
O auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para reduzir a um nível aceitavelmente baixo o risco de auditoria, que é uma função do risco de distorção relevante - composto pelos riscos inerente e de controle - e do risco de detecção. A respeito desse tema, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.

I - Risco de auditoria
II - Risco de distorção relevante
III - Risco de detecção
IV - Risco inerente
V - Risco de controle

( ) Risco de que o auditor expresse uma opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante.
( ) Risco de que os procedimentos executados pelo auditor não captem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.
( ) Risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.
( ) Suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados.
( ) Risco de que as demonstrações contábeis contenham divergências relevantes antes da auditoria.

A sequência correta é:
Alternativas
Q42971 Auditoria
O ceticismo profissional, ao longo de toda a auditoria, inclui estar alerta, por exemplo, a condições que possam indicar possível fraude. O auditor pode aceitar registros e documentos como genuínos, a menos que tenha razão para crer no contrário. Contudo, exige-se que o auditor considere a confiabilidade das informações a serem usadas como evidências de auditoria.

Em casos de dúvida a respeito da confiabilidade das informações ou de indicações de possível fraude, como, por exemplo, se condições identificadas durante a auditoria fizerem o auditor crer que um documento pode não ser autêntico ou que termos de documento podem ter sido falsificados, as normas de auditoria exigem que o auditor
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: A
5: D