Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Vitória - PR 2026 para Operador de Máquinas
Foram encontradas 20 questões
Para responder à questão, leia a charge abaixo.

Para responder à questão, leia a charge abaixo.

( ) O elemento filtrante principal, geralmente de papel sanfonado, é responsável pela retenção da maior parte das partículas e aceita limpezas cuidadosas.
( ) O elemento filtrante secundário, conhecido como de segurança, deve ser lavado com água e sabão neutro a cada 50 horas de trabalho.
( ) O indicador de restrição é um dispositivo no painel ou no filtro que sinaliza o momento exato em que ocorre obstrr-rção da passagem de ar.
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, de cima para baixo, os parênteses acima?
Preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas
I. O empregador é obrigado a fornecer ao Operador, de forma gratuita, o EPI adequado ao risco da atividade.
II. O Equipamento de Proteção Individual deve ser utilizado estritamente para a finalidade a que se destina.
III. O trabalhador está dispensado de zelar pela guarda do equipamento, cabendo esta função à equipe de almoxarifado.
Está CORRETO o que se afirma em
( ) O tráfego de veículos pesados nas proximidades de escavações profundas deve ser desviado ou ter a velocidade reduzida.
( ) Nas bordas da escavação, é permitido acumular os materiais retirados pela concha para criar uma barreira natural contínua.
( ) Toda escavação com profundidade que ultrapasse 1,25 metros requer a liberação e autorização de um proÍissional habilitado.
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, de cima para baixo, os parênteses acima?
I. Os equipamentos de transporte com força motriz propria devem obrigatoriamente possuir sinal de advertência sonora (buzina).
II. O Operador da máquina motorizada so pode dirigi-la se portar um cartão de identificação, com nome e fotografia, em local visÍvel.
III. É recomendada a emissão ininterrupta de fumaça e gases tóxicos pelas máquinas dentro de armazéns e túneis profundos.
Está CORRETO o que se afirma em:
Preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas:
( ) Ao descer uma ladeira acentuada, a máquina deve ser conduzida em "ponto morto" (banguela) para economizar as engrenagens internas.
( ) Quando o trator transita pelas estradas de rodagem, o condutor deve manter os pedais direito e esquerdo do freio unidos por meio da trava conjugada.
( ) Nas frenagens emergenciais, o travamento total das rodas no asfalto aumenta consideravelmente a eficiência da parada e a estabilidade da cabine.
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, de cima para baixo, os parênteses acima?
I. A válvula tem a função mecânica de bloquear a água fria nas galerias do motor logo apos a partida, aquecendo o maquinário mais rápido.
II. Quando a temperatura ideal térmica é alcançada, a válvula se abre para permitir a circulação da água fervente rumo ao radiador frontal.
III. É um procedimento técnico recomendado e aprovado pelos fabricantes a extração definitiva dessa válvula para o motor trabalhar mais frio.
Está CORRETO o que se afirma em:
( ) O maquinário necessita estar posicionado sobre uma superfície plana e rígida para evitar leitura falsa do cárter interno.
( ) A mancha oleosa indicada na vareta submersa deve repousar rigorosamente entre os limiares de mínimo e máximo esculpidos no metal.
( ) O Operador deverá acionar e manter a ignição acelerada à plena carga durante toda a extração da vareta para verificação do nível quente.
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, de cima para baixo, os parênteses acima?
I. Este maquinário carrega na parte frontal um mecanismo composto por uma caçamba carregadeira que realiza empurre e carregamento em caminhões.
II. Em sua parte traseira articulada, o chassi sustenta um longo braço hidráulico com concha, destinado a serviços de escavações contínuas de valas.
III. É um tipo de trator restrito e de uso para espalhar base asfáltica fina sobre a rodovia principal, não servindo para o desmonte de terra.
Está CORRETO o que se afirma em: